Para que sua empresa se mantenha firme no mercado e se destaque em meio concorrência, fidelizar clientes deve ser prioridade.
Em muitos casos, o dono de loja só percebe que está perdendo clientes quando nota a queda no faturamento. E isso é um grande erro. Segundo um levantamento do Sebrae,
entre as principais dificuldades enfrentadas pelas empresas no primeiro ano de atividade, a falta de clientes ficou em primeiro lugar, afetando 29% dos negócios.
Se você deseja ter sucesso no mercado, é preciso ter uma base de dados para acompanhar como está a retenção, aquisição e perda de clientes. Assim, om essas informações, fica muito mais fácil traçar uma estratégia de relacionamento com o cliente para torná-los fiéis. O Sebrae pode te ajudar a montar esse plano de fidelização.
Além disso, preparamos 5 dicas infalíveis para atrair e fidelizar clientes, independente do seu ramo de atuação. Confira:
1. Invista no pós-venda para fidelizar clientes
Mais do que uma estratégia, uma regra. Não existe pior comportamento de uma empresa para com os clientes do que a indiferença. O relacionamento não acaba após a venda, pelo contrário, no fechamento do negócio ele verdadeiramente se inicia, sendo assim, sempre mantenha contato ativo com seus clientes, independente do porte ou poder de compra, é uma relação mútua e dificilmente ele irá esquecer-se da sua empresa.
2. Envie e-mails e comunicados personalizados
É muito bom ser lembrado, mas se sentir especial é melhor ainda! Por isso, invista na personalização da comunicação para o público específico, enviando e-mails com ofertas e promoções exclusivas.
Você pode ser criativo e estreitar esse relacionamento de acordo com o histórico de compras, o tempo médio de utilização do seu produto ou até já imaginando o que ele gostaria de ter com base no que ele já comprou. Assim, você vai surpreendê-lo e criar uma fidelização ainda maior do que a conquistada com um simples email.
3. Gerencie sua carteira de clientes
Ter o controle da base de clientes ou um software de CRM (Customer Relationship Management), que significa Gestão de Relacionamento com o Cliente, é essencial para as empresas. Com a quantidade de dados e diferenças cada vez maiores entre os clientes, fica praticamente impossível ter tudo nas mãos para uma comunicação efetiva.
Um CRM vai facilitar e muito a vida da sua empresa, inclusive automatizando processos, criando um relacionamento contínuo e de qualidade. Hoje em dia há no mercado diversas opções para todos os bolsos. Invista nesta ideia!
4. Diversifique suas formas de comunicação
Apesar de toda a modernidade e agilidade que a tecnologia trouxe para nossa comunicação, as preferências dos clientes no atendimento tendem a ser muito mais humanas do que digitais.
Portanto, não foque apenas em uma forma de comunicação, mas diversifique, oferecendo todas as formas de atendimento, não deixando insatisfeito nenhum cliente.
5. Recompense seu cliente!
Oferecer recompensas continua sendo uma das formas mais efetivas de manter clientes fiéis a uma empresa.
Por tanto, crie um programa de pontos que podem ser trocados por produtos ou descontos em uma nova compra. Ofereça também cupons de descontos ou frete grátis, mantendo sempre ativo o desejo de compra dos seus clientes.
Ah… lembre-se de datas importantes, como a data da primeira compra ou o dia do aniversário do cliente, por exemplo, e ofereça um desconto ainda mais especial.
Recompensar clientes cria uma relação de ganha-ganha, em que tanto o cliente como a empresa sai ganhando!
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