Aperte ESC para fechar

Por que investir em nichos de mercado?

Investir em um mercado muito amplo, em que grandes empresas consolidadas já atuam, não faz muito sentido. Se você quer realmente se destacar e ver seu negócio crescer, precisa adotar estratégias inteligentes. Uma delas é investir em nichos de mercado, ou seja, concentrar esforços em um único segmento de mercado.

O que é um nicho de mercado

O nicho é uma espécie de submercado, no qual ainda há consumidores com necessidades não atendidas. Você provavelmente conhece alguma pessoa intolerante à lactose, não é mesmo? Esse nicho de mercado é ainda pouco aproveitado e possui uma demanda enorme por produtos sem derivados de leite. Aproveitar nichos como esse é uma das melhores maneiras de começar um negócio próprio, já que a competitividade é menor.

Por que investir?

Embora os nichos de mercado reduzam o número potencial de clientes, isso ajuda sua empresa a se destacar e se tornar referência no ramo. Então, você pode oferecer produtos e serviços adequados para um público que pode estar, até então, sendo ignorado pela concorrência.

Se você quer comprar alguns produtos naturais, por exemplo, prefere ir a um mercado genérico ou procurar uma loja que só venda itens saudáveis? Provavelmente, a segunda opção, já que a possibilidade de achar tudo o que você quer será maior. Além disso, quem não quer um atendente que entende bem que está vendendo?

Esse foco em um público-alvo bem específico também vai ajudá-lo a desenvolver o melhor produto ou serviço possível para o consumidor interessado no que você oferece. Outra vantagem é não precisar competir apenas em relação ao preço. Quando você se concentra em um grupo menor, sabe exatamente quem são os clientes em potencial e do que precisam.

A concentração de recursos em um nicho também ajuda a se posicionar como especialista e a investir em ações bem mais assertivas, ajudando a conquistar a liderança no nicho escolhido.

Desafios de nichos de mercado

O maior desafio de negócio talvez seja manter o foco. A dica é, mesmo que clientes fora do seu público-alvo procurem a empresa, mantenha o foco. Pois você corre o risco de se perder, apostando em várias oportunidades e confundindo os clientes. A academia Fitmommy, por exemplo, só atende gestantes, mulheres tentando engravidar ou que acabaram de ter um filho e querem recuperar as medidas de antes da gravidez.

A especialização e o conhecimento aprofundado dos objetivos, desejos e interesses dos clientes também podem ser um desafio, mas não deixam de ser vantagens competitivas. Como a demanda de consumidores é menor, você é obrigado a estudá-los a fundo para garantir a sustentabilidade do negócio. Essa demanda também não pode ser insuficiente e o nicho não deve estar saturado.

E como você vai saber disso? Fazendo um estudo da segmentação de mercado, que consiste na pesquisa de um determinado mercado consumidor, dividindo-o em grupos com expectativas semelhantes e necessidades em comum. É preciso enxergar a segmentação em nichos de mercado como parte de um plano de negócio sustentável.

Outro desafio de um nicho de mercado é a publicidade. Ainda que a demanda pelo produto ou serviço seja alta, você precisa ser visto pelo mercado. Em tempos de marketing digital, divulgar sua marca está bem mais fácil e possível para quem está começando.

Fonte: Leandro Kalbusch – Sebrae

Gostou de saber? Então deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@GuiaMais no Instagram
Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.