Investir em um mercado muito amplo, em que grandes empresas consolidadas já atuam, não faz muito sentido. Se você quer realmente se destacar e ver seu negócio crescer, precisa adotar estratégias inteligentes. Uma delas é investir em nichos de mercado, ou seja, concentrar esforços em um único segmento de mercado.
O que é um nicho de mercado
O nicho é uma espécie de submercado, no qual ainda há consumidores com necessidades não atendidas. Você provavelmente conhece alguma pessoa intolerante à lactose, não é mesmo? Esse nicho de mercado é ainda pouco aproveitado e possui uma demanda enorme por produtos sem derivados de leite. Aproveitar nichos como esse é uma das melhores maneiras de começar um negócio próprio, já que a competitividade é menor.
Por que investir?
Embora os nichos de mercado reduzam o número potencial de clientes, isso ajuda sua empresa a se destacar e se tornar referência no ramo. Então, você pode oferecer produtos e serviços adequados para um público que pode estar, até então, sendo ignorado pela concorrência.
Se você quer comprar alguns produtos naturais, por exemplo, prefere ir a um mercado genérico ou procurar uma loja que só venda itens saudáveis? Provavelmente, a segunda opção, já que a possibilidade de achar tudo o que você quer será maior. Além disso, quem não quer um atendente que entende bem que está vendendo?
Esse foco em um público-alvo bem específico também vai ajudá-lo a desenvolver o melhor produto ou serviço possível para o consumidor interessado no que você oferece. Outra vantagem é não precisar competir apenas em relação ao preço. Quando você se concentra em um grupo menor, sabe exatamente quem são os clientes em potencial e do que precisam.
A concentração de recursos em um nicho também ajuda a se posicionar como especialista e a investir em ações bem mais assertivas, ajudando a conquistar a liderança no nicho escolhido.
Desafios de nichos de mercado
O maior desafio de negócio talvez seja manter o foco. A dica é, mesmo que clientes fora do seu público-alvo procurem a empresa, mantenha o foco. Pois você corre o risco de se perder, apostando em várias oportunidades e confundindo os clientes. A academia Fitmommy, por exemplo, só atende gestantes, mulheres tentando engravidar ou que acabaram de ter um filho e querem recuperar as medidas de antes da gravidez.
A especialização e o conhecimento aprofundado dos objetivos, desejos e interesses dos clientes também podem ser um desafio, mas não deixam de ser vantagens competitivas. Como a demanda de consumidores é menor, você é obrigado a estudá-los a fundo para garantir a sustentabilidade do negócio. Essa demanda também não pode ser insuficiente e o nicho não deve estar saturado.
E como você vai saber disso? Fazendo um estudo da segmentação de mercado, que consiste na pesquisa de um determinado mercado consumidor, dividindo-o em grupos com expectativas semelhantes e necessidades em comum. É preciso enxergar a segmentação em nichos de mercado como parte de um plano de negócio sustentável.
Outro desafio de um nicho de mercado é a publicidade. Ainda que a demanda pelo produto ou serviço seja alta, você precisa ser visto pelo mercado. Em tempos de marketing digital, divulgar sua marca está bem mais fácil e possível para quem está começando.
Fonte: Leandro Kalbusch – Sebrae
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