O preço é um dos fatores que pesam bastante na tomada de decisão do consumidor, mas também nos lucros de uma empresa. Por isso, avaliar o preço é um dos grandes desafios das microempresas, num mercado com oferta e concorrência cada vez maiores. Você provavelmente já olhou um produto e pensou: está caro!
No entanto, essa percepção de valor pode ter as mais variadas causas:
1- O preço do produto não é compatível com o valor de mercado;
2- O consumidor não reconhece o valor do produto oferecido;
3- Não tem dinheiro para comprar;
4- Não vê necessidade;
5- Não pode decidir sozinho;
6- Compara com outros produtos alternativos.
Como avaliar o preço
O motivo da desistência da compra pode estar na precificação errada. Assim, avaliar o preço praticado por sua empresa constantemente é fundamental para não perder clientes e conquistar novos adeptos. Veja algumas formas de avaliar o preço:
Verifique se a estratégia de preço tem fundamento econômico
Qual é a motivação interna? É gerar fluxo de caixa? Rentabilidade? Aumentar o ROI (retorno sobre investimento)? Ao juntar esse objetivo com as outras variáveis de precificação você tem uma visão clara do seu posicionamento. Assim, fica mais fácil tomar decisões, como fazer uma eventual promoção ou definir metas de preço e nicho de mercado.
Analise o retorno sobre o investimento
Se há um parâmetro importante na avaliação da precificação é o retorno sobre o capital investido. Utilizar o ROI como um balizador nas decisões de preços vai possibilitar a adoção de margens de lucro diferenciadas, gerando, assim, maior flexibilidade nas decisões de preço.
Avalie o valor percebido pelo consumidor
Como o cliente enxerga os benefícios que seu produto ou serviço traz para ele? Esse valor percebido é mais importante que o preço a ser pago. Por isso, você deve encontrar o equilíbrio entre o valor percebido pelo cliente e o custo de venda do produto. Já que ninguém vai pagar mais do que o valor que acha que um produto vale e a empresa não pode vender abaixo do custo de comercialização.
Compare com os concorrentes
Ao avaliar o preço da empresa, você não pode se esquecer de fazer uma comparação com a concorrência. Veja se o seu preço é parecido com o dos concorrentes ou se você cobra mais justamente por oferecer um atendimento diferenciado. Se o preço do concorrente for mais baixo que o seu, recalcule com base no que sua empresa oferece. Pode ser vantajoso para você continuar cobrando mais, desde que ofereça vantagens e diferenciais aos consumidores.
O processo de formação de preços é complexo e desafiador. No entanto, você precisa aceitar o fato de que para chegar a um preço justo e rentável para sua empresa, é preciso abarcar uma série de fatores na equação. Do contrário, provavelmente você será conduzido a um valor ilusório. A consequência pode não ser sentida de imediato e, por isso mesmo, pode ser extremamente perigosa para seus negócios.
Existem várias formas de como avaliar o preço estipulado por sua empresa, mas a dica principal é orientar seus preços de acordo com custo, demanda e concorrência. Quando analisar os custos, você vai identificar custos fixos, variáveis e lucratividade. Já os fatores relacionados à demanda incluem o estudo de quanto o consumidor está disposto a pagar por seu produto ou serviço. Por fim, basear sua decisão na concorrência vai demandar um cálculo da média do preço dos produtos concorrentes.
Fonte: Leandro Kalbusch- Sebrae
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