A indústria do marketing investiu nos estudos da neurociência para entender o subconsciente dos consumidores no momento da compra. E, assim, revolucionou a forma como as marcas se relacionam com os clientes, principalmente no mundo digital.
Esse campo de estudo começou a nascer em 1991. Grandes marcas, como, por exemplo, a Coca-Cola, decidiram analisar a eficácia de propagandas e anúncios para melhorar as vendas.
O Neuromarketing estuda diretamente as áreas do cérebro, medindo as ondas cerebrais de quando fazemos compras e tomamos decisões. Sem dúvidas, isso pode melhorar as estratégias para conquistar clientes. Por isso, trouxemos 5 dicas para te ajudar!
1. Prefira imagens
90% das informações para o cérebro são visuais, e processam 60 mil vezes mais rápido no cérebro que os textos. Assim, sempre prefira comunicar-se com o cliente por imagens nas redes sociais, em seu site e principalmente em anúncios.
2. Use fotos de pessoas
Quando vemos uma pessoa, inconscientemente olhamos para os olhos, seja ao vivo ou em fotos. Assim, ao criar um post ou anúncio, utilize imagens com rostos e assim a chance do cliente interagir será ainda maior.
3. Gatilhos emocionais das cores
Cerca de 62% da avaliação que fazemos ao ver um produto é baseada somente nas cores. Por isso, ao criar uma logomarca ou outros recursos visuais para sua empresa defina qual o efeito que você deseja causar ao público e use a cor correspondente para aquela emoção.
4. Call to action
Todo conteúdo que produzimos para o público, desde um post nas redes sociais até um anúncio, devem levar a alguma ação; como, por exemplo, comentar, compartilhar, clicar em algum botão ou entrar em contato. Essa ação precisa ser clara para o público, em uma frase, o call-to-action, que deve vir ao final do texto.
5. Use as palavras certas
Cada palavra produz reações diferentes em nosso cérebro, e algumas delas ativam diretamente a área de tomada de decisão. Por isso, palavras como “Porque”, “Grátis”, “Novo”, “Agora” e “Aqui” são ótimas escolhas para usar em CTA’s e aumentar a chance de sucesso.
Você se interessou por Neuromarketing e quer aprender mais? Então, conheça os livros mais populares sobre o assunto:
- A Lógica do Consumo, por Martin Lindstrom
- As Três Mentes do Neuromarketing, por Marcelo Peruzzo
- Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar, por Daniel Kahneman
- Neuromarketing, por Darren Bridger
Você quer aprimorar o marketing do seu negócio e alancar suas vendas? Conte com o GuiaMais para te ajudar.
Gostou das dicas? Então deixe seu comentário!
Deixe um comentário