O e-mail marketing continua a ser uma ferramenta muito útil para os empreendedores.
Ele proporciona as mesmas oportunidades tanto a pequenas quanto a grandes empresas. Assim, graças à possibilidade de mensuração dos resultados, consegue mostrar sua efetividade e ainda propiciar o entendimento do que se deve, ou não, utilizar nas próximas mensagens. Ou seja, consegue traçar um perfil do seu público e o que mais lhe desperta interesse.
Por isso, é preciso sempre estar atento à qualidade das ações e à relevância das mensagens que serão enviadas. A seguir, algumas dicas para atingir seu cliente de forma eficiente:
Qualidade de sua base de e-mails
Quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade. Além do endereço de e-mail, procure conhecer também outros dados do cliente, como o nome, por exemplo. Quanto mais personalizado o e-mail, mais chance de seus clientes abrirem e lerem sua mensagem.
Seja sempre objetivo
Lembre-se, seu e-mail concorre com muitas outras mensagens enviadas diariamente. Por isso, seja objetivo e procure atrair o leitor em poucos segundos, com um título bem elaborado.
Seja relevante
Faça uma análise dos links clicados pelos destinatários para identificar grupos de interesse. Além disso, se houver públicos bem distintos, você pode segmentar sua base de dados para criar e-mails mais relevantes para quem os recebe, e consequentemente, mais efetivos.
Promova a interação
Não se prenda apenas a fornecer informação, ou seja, a enviar mensagens. Permita que o cliente perceba esse canal como uma possibilidade de interação com a empresa, seja por e-mail, telefone ou outra forma de contato. Se for interessante, sugira também a indicação de amigos.
Permitir que o cliente possa optar por não receber mais e-mails
Em todos os e-mails que enviar, disponibilize a opção de descadastro. Assim, você evita encaminhar suas mensagens a pessoas que não têm mais interesse em recebê-las, e associar sua empresa à prática de spam.
Cuidado com o tamanho dos arquivos
Não exagere no tamanho das imagens ou anexos pesados. Isso diminui a abertura e a efetividade. Mas se necessitar realmente disponibilizar arquivos grandes, gere e envie apenas um link que direcione a esses arquivos.
A frequência é importante
O envio de e-mails em excesso pode associar uma imagem negativa à sua empresa. Por isso, envios quinzenais, ou até mesmo semanais, são os mais indicados para manter sua empresa ativa na memória do cliente sem se tornar incômoda.
Mensure o resultado de sua mensagem
Além da divulgação, o e-mail marketing é uma ferramenta para conhecer melhor o cliente. Com ele, além de manter o relacionamento nos intervalos entre as compras, é possível também identificar as preferências de sua clientela. Ou seja, você pode fazer testes, enviando mensagens diferentes para grupos distintos, e comparando o retorno obtido e efetividade de cada uma. O importante é mensurar e entender os resultados para conhecer melhor seu público.
Como fugir do anti-spam
As mensagens passam por um filtro anti-spam ao chegar aos provedores. Através desse filtro, as palavras em seu e-mail são ranqueadas e pontuadas. E, dependendo da pontuação atingida, a mensagem vai pro lixo (spam) e não é entregue aos destinatários. Por isso, se possível, faça testes enviando a mensagem a poucas pessoas, com endereços de provedores diferentes. Se não voltarem, a mensagem pode então ser enviada ao restante do grupo.
A Akna relacionou palavras e expressões consideradas negativas. Veja aqui essa listagem e evite utilizá-las em suas mensagens.
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