Em 2006, uma lei federal foi criada para garantir mais oportunidade de negócios e crescimento às MPEs. Assim, a Lei Geral da MPE e MEI viabiliza que as prefeituras criem ou melhorem a prática tributária para os pequenos negócios e priorizem as MPEs nas compras governamentais com valor de até R$ 80 mil.
Além disso, a lei assegura que 20% dos recursos municipais nas áreas de inovação e tecnologia sejam destinados aos empreendimentos de menor porte. Estimulando a facilitação de acesso ao crédito e aos serviços financeiros por parte dos pequenos negócios.
Atualmente, 5570 municípios já implantaram a lei geral. Aliás, Santa Catarina é o único estado do Brasil que implementou em 100% dos municípios. A Analista de Políticas Públicas do Sebrae/SC, Kátia Rausch, explica que a instituição lutou para conseguir essa marca. Isso porque acreditam nos benefícios da lei para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. “Com a Lei Geral fica mais fácil para o empreendedor pagar impostos, obter crédito, ter acesso à tecnologia, exportar, vender para o governo e se formalizar. Com menos burocracia e mais oportunidades, os empresários lucram mais, geram emprego e renda”, comentou a analista.
Fonte: Sebrae
E aí, gostou de saber? Então deixe seu comentário aqui!
Comments (1)
Requisitos para ME emitir nota fiscal - GuiaMais PMEsays:
23 de abril de 2024 at 16:24[…] uma microempresa (ME) traz uma série de vantagens, dentre elas, a burocracia e os custos muito menores do que nas […]