Atualmente, 99% das empresas brasileiras são micro ou pequenas. Os pequenos negócios representam 25% da economia brasileira.
Para garantir longevidade e competitividade no mercado, os pequenos negócios devem investir e acreditar na inovação.
De acordo com o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, um dos caminhos para a inovação nos pequenos negócios é o processo de encadeamento produtivo. Ou seja, por meio de relacionamentos cooperativos entre pequenas e grandes empresas ocorre o aumento da competitividade e a consequente necessidade de inovar.
Outro passo importante é a busca pela qualificação e informação. E é nesse sentido que o Sebrae se posiciona como um grande parceiro do empresário brasileiro; oferecendo cursos, palestras, workshops e centenas de atividades que incentivem o novo nos micro e pequenos negócios.
Um projeto importante da instituição é o Programa Agentes Locais de Inovação. Os agentes são treinados para atuarem junto com os pequenos negócios; conhecendo a fundo a rotina e os desafios das empresas, para propor a aplicação de soluções diferenciadas.
Para os empresários, a busca constante por inovação não é uma opção; mas uma necessidade para se manterem competitivos no mercado. A inovação pode assumir várias formas, desde a introdução de novas tecnologias até a reformulação de processos e a adoção de novas estratégias de marketing.
Investir em inovação é crucial para criar produtos e serviços que se destacam, atraindo e retendo clientes. Além disso, ao adotar uma abordagem inovadora, as empresas podem otimizar recursos, aumentar a eficiência e reduzir custos, o que, por sua vez, melhora a margem de lucro e sustenta o crescimento a longo prazo.
Fonte: Sebrae
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