Compartilhe:
Gestão e Finanças

Como economizar na despesa das PMEs

6 dicas para baixar os custos da sua empresa


Como crescer ou mesmo se estabilizar em tempos de crise? O primeiro passo que 100% das micro, pequenas e médias empresas precisam seguir é economizar.

Avaliar os gastos e procurar maneiras alternativas para diminuir os custos são atitudes essenciais para PMEs manterem a competitividade no mercado.

Mas por onde começar a cortar gastos? Vale a pena reduzir custos e correr o risco de afetar a entrega para o cliente? Confira abaixo as dicas que preparamos para você economizar de maneira fácil e inteligente:

01. Analise seus custos

Não se deixe levar pela vontade de economizar e cortar o custo que mantém a sua qualidade. Muitos empreendedores acabam caindo nesse problema e se dão mal. Por isso, faça uma análise dos custos e dos históricos, assim você vai ter uma visão ampla dos seus gastos e pode optar por cortar somente aquilo que não afeta a entrega ao cliente.

02. Defina metas de economia

A redução de custos deve ser algo constante. Faça disso uma cultura para o seu negócio e compartilhe isso com todos os funcionários. Também os informe sobre o momento da empresa e a necessidade de diminuir os gastos. Defina metas de economia para você e sua equipe! Algumas pequenas atitudes podem fazer a diferença no fechamento do mês, como, por exemplo, reduzir custos de água e de luz.

03. Como está seu estoque?

Se seu estoque está cheio de produtos parados, é ruim; não ter produtos suficientes, também. Para evitar prejuízos, dedique um pouco do seu tempo para equilibrar seu estoque de produtos. Planeje suas compras de acordo com as vendas, é o melhor jeito de não perder dinheiro!

04. Adeque seu regime de tributação

Todos sabem que os impostos e tributos pagos pelas PMEs no Brasil são elevados. Por isso, é de extrema importância que você certifique-se que o regime de tributação da sua empresa é o mais adequado.

Procure seu contador e faça com ele uma simulação dos gastos da empresa nos regimes possíveis (Lucro Real, Lucro Presumido, Simples Nacional etc).

Caso precise, encontre escritórios de contabilidade e contadores perto de você no GuiaMais.com >Acesse!

06. Negocie com seus fornecedores

A negociação com fornecedores pode ser o ponto-chave para diminuição dos custos. Primeiro, avalie o mercado e faça cotação com fornecedores. Segundo, sempre, vale a pena negociar com o fornecedor e pedir descontos. Em alguns casos, comprar em grande quantidade pode ser uma alternativa para baixar o preço do produto.

07. Reveja seus processos

Avalie se seus processos funcionam bem e mude o que for necessário. Investir em tecnologia pode ser uma saída, se houver redução de tempo e custos em pequeno ou em médio prazo!

Gostou das dicas? Leia também: Como fugir das taxas altas de maquininhas de cartões

1 comentário
Compartilhe:

SOLICITE UMA CONSULTORIA GRATUITA

Marketing Digital para Pequenas e Médias empresas

Comentário (1)
  • Dog&Cat Company

    Sou do ramo de petshop, infelizmente não há concorrência entre os fornecedores de ração e medicamentos, temos somente um fornecedor pra determinado laboratório ou marca de ração, não podemos comprar com distribuidora de outras regiões ou estados. Como fazer neste caso, a negociação? Eles fazem os preços que querem.

  • Deixe um comentário

    Assine nossa Newsletter

    Receba por e-mail nossas novidades e publicações.