Aperte ESC para fechar

Como economizar na despesa das PMEs

Como crescer ou mesmo se estabilizar em tempos de crise? O primeiro passo que 100% das empresas precisam seguir é economizar.

Aliás, procurar maneiras alternativas para diminuir os custos são atitudes essenciais para PMEs se manterem no mercado.

Mas por onde começar a cortar gastos? Vale a pena reduzir custos e correr o risco de afetar a entrega para o cliente? Confira abaixo as dicas para você economizar de maneira fácil e inteligente:

01. Analise seus custos

Não se deixe levar pela vontade de economizar e acabar diminuindo a qualidade. Aliás, muitos empreendedores acabam caindo nesse problema e se dão mal. Por isso, faça uma análise dos custos e dos históricos. Assim, você tem uma visão ampla dos gastos e pode optar por cortar somente o que não afeta seu produto.

02. Defina metas de economia

A redução de custos deve ser algo constante. Então, faça disso uma cultura para seu negócio e compartilhe isso com todos os funcionários. Também os informe sobre o momento da empresa e a necessidade de diminuir os gastos. Defina metas de economia para você e sua equipe! Algumas pequenas atitudes podem fazer a diferença no fechamento do mês, como, por exemplo, reduzir custos de água e de luz.

03. Como está seu estoque?

Se seu estoque está cheio de produtos parados, é ruim; não ter produtos suficientes, também. Por isso, dedique um pouco do seu tempo para equilibrar seu estoque de produtos. Planeje suas compras de acordo com as vendas, é o melhor jeito de não perder dinheiro!

04. Adeque seu regime de tributação

Todos sabem que os impostos e tributos pagos pelas PMEs no Brasil são elevados. Por isso, é de extrema importância que você certifique-se que o regime de tributação da sua empresa é o mais adequado.

Então, procure seu contador e faça uma simulação dos gastos da empresa nos regimes possíveis.

Caso precise, encontre escritórios de contabilidade e contadores perto de você no GuiaMais.com.

06. Negocie com seus fornecedores

Pois é, a negociação com fornecedores pode ser o ponto-chave. Primeiro, avalie o mercado e faça cotação com fornecedores. Segundo, sempre vale a pena negociar com o fornecedor e pedir descontos. Aliás, em alguns casos, comprar em grande quantidade pode baixar o preço do produto.

07. Reveja seus processos

Avalie se seus processos funcionam bem e mude o que for necessário. Assim, investir em tecnologia pode ser uma saída. Mas apenas se houver redução de tempo e custos em pequeno ou médio prazo!

Gostou das dicas? Então deixe seu comentário!

Comments (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@GuiaMais no Instagram
Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.