homem e mulher apertando as mãos, em sinal de um acordo fechado.
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Gestão e Finanças

Bom atendimento ao cliente: como conseguir?

É necessário seguir estes 5 princípios básicos para ter clientes mais satisfeitos


Um bom atendimento ao cliente não se resume a ser bem-educado. Mais complexo do que se imagina, erros no atendimento podem prejudicar pequenas e médias empresas e, por isso, é de extrema importância priorizar essa área em seu negócio.

O suporte ao cliente bem realizado traz três grandes vantagens: retenção, fidelização e também captação de novos clientes – afinal, consumidores satisfeitos indicam e comentam positivamente sobre a empresa.

É, claro, que sempre terão pessoas insatisfeitas com algo. Porém, é possível minimizar os índices negativos com as seguintes dicas que separamos.

 

01 – Antecipe possíveis dúvidas de seus clientes

Um atendimento de qualidade começa quando o cliente nem precisa entrar em contato com a sua empresa.

No momento da compra/contratação, deixe claro as principais informações que seu cliente precisa saber.

Se possível, tenha uma seção de “dúvidas frequentes” no site institucional do seu negócio.

Transparência e facilidade são as palavras-chave para um bom atendimento.

 

02 – Invista em treinamentos e capacitação

Não tem nada mais frustrante do que tentar resolver um problema e o atendente ser despreparado.

Treine sua equipe para saber resolver possíveis problemas e monte uma política de atendimento, para evitar transparecer que as ações tomadas pelo seu negócio são confusas ou contraditórias.

 

03 – Ouça com atenção o problema do seu cliente

Escute com atenção a reclamação do seu cliente. Peça para ele contar os detalhes, tenha paciência e leve a sério as preocupações dele. Mesmo que o problema não possa ser resolvido, o ato de demonstrar interesse ameniza a raiva e a insatisfação que seu cliente está sentindo.

 

04 – Saiba lidar com “reclamões”

Alguns clientes são mais exigentes ou até mesmo reclamam à toa. É preciso saber lidar com eles, para evitar que a imagem da empresa seja manchada nas redes sociais ou com o boca a boca.

Trate os clientes “reclamões” com a mesma cortesia e paciência que os outros. Com isso,  ele até pode vir a se tornar um defensor da sua marca.

 

05 – Fique ligado no atendimento pelas redes sociais

Sua empresa tem uma página no Facebook? Fique atento aos comentários e mensagens inbox.

É comum clientes e potenciais compradores procuraram as redes sociais para tirar dúvidas, fazer reclamações, pedir orçamentos ou só para saber mais sobre o seu negócio.

Responda sempre todas as mensagens – pois, não dar atenção pode ser considerado descaso – e seja sempre cordial.

Sua empresa tem problemas com atendimento? Conte sua história nos comentários!

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