Um bom atendimento ao cliente não se resume apenas em educação. Pois é, erros no atendimento podem prejudicar pequenas e médias empresas. E, por isso, é de extrema importância priorizar essa área em seu negócio.
O suporte ao cliente bem realizado traz três grandes vantagens: retenção, fidelização e captação de novos clientes. Afinal, consumidores satisfeitos indicam e comentam positivamente sobre a empresa.
É, claro, que sempre terão pessoas insatisfeitas com algo. No entanto, é possível minimizar os índices negativos com as seguintes dicas que separamos.
01. Antecipe possíveis dúvidas de seus clientes
Um atendimento de qualidade começa quando o cliente nem precisa entrar em contato com a sua empresa. Além disso, o melhor é deixar claro as principais informações que seu cliente precisa saber já no momento da compra/contratação. Se possível, tenha uma seção de “dúvidas frequentes” no site institucional do seu negócio.
Transparência e facilidade são as palavras-chave para um bom atendimento.
02. Invista em treinamentos e capacitação
Não tem nada mais frustrante do que tentar resolver um problema e o atendente ser despreparado.
Por isso, treine sua equipe para saber resolver possíveis problemas e monte uma política de atendimento. Evitando, assim, transparecer que as ações tomadas pelo seu negócio são confusas ou contraditórias.
03. Ouça com atenção o problema do seu cliente
Escute com atenção a reclamação do seu cliente. Peça para ele contar os detalhes, tenha paciência e leve a sério as preocupações dele. Mesmo que o problema não possa ser resolvido, o ato de demonstrar interesse ameniza a raiva e a insatisfação que seu cliente está sentindo.
04. Saiba lidar com “reclamões”
Alguns clientes são mais exigentes ou até mesmo reclamam à toa. É preciso saber lidar com eles, para evitar que a imagem da empresa seja manchada nas redes sociais ou com o boca a boca.
Então, o melhor é ter a mesma cortesia e paciência que com os outros. Assim, ele até pode vir a se tornar um defensor da sua marca.
05. Fique ligado no atendimento pelas redes sociais
Sua empresa tem uma página no Facebook? Então, fique atento aos comentários e mensagens inbox.
É comum clientes procuraram as redes sociais para tirar dúvidas, fazer reclamações, pedir orçamentos ou só para saber mais sobre o seu negócio.
Responda sempre todas as mensagens – pois, não dar atenção pode ser considerado descaso – e seja sempre cordial.
Sua empresa tem problemas com atendimento? Conte sua história nos comentários!
Comments (4)
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