Em 2014, o Facebook alcançou a incrível marca de 89 milhões de usuários apenas no Brasil. E de acordo com pesquisa feita pela PricewaterhouseCoopers, as redes sociais influenciam 77% da decisão de compra dos consumidores brasileiros. Mesmo assim, você considera desnecessário sua empresa estar em uma dessas redes?
Talvez o seu concorrente pense diferente e já esteja faturando, fidelizando e conquistando novos clientes por usar as redes sociais. Você não acha que também deve aproveitar as muitas oportunidades que esses canais podem criar para o seu negócio?
Nós sabemos o quanto é importante que sua empresa esteja presente nas redes sociais. Por isso, preparamos 5 dicas que vão ajudar seu negócio a aparecer de forma positiva e estratégica, e conquistar muitos fãs e seguidores nas redes.
1. Escolha as melhores redes sociais para o seu negócio
Hoje existe uma infinidade de redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Google+, Youtube, apenas para citar as principais. Na verdade, cada uma dessas redes possui características próprias. Ou seja, algumas são interessantes para a sua empresa, podendo ser utilizadas sozinhas ou em conjunto para uma melhor efetividade e alcance do seu público-alvo. Então, veja abaixo um breve resumo de cada uma delas e faça sua escolha:
Facebook:
A maior e mais completa rede social do mundo! Apenas por essa razão é praticamente obrigatório que sua empresa esteja nele! O Facebook oferece diversas formas de se comunicar e ser assertivo ao atingir exatamente o seu público-alvo; e isso com uma infinidade de recursos como textos, vídeos, anúncios e promoções. Além disso, conta com ferramentas nativas de gerenciamento e análise de dados da audiência da sua empresa no site, garantindo total integração com a maioria das outras redes, replicando conteúdo e atuando em conjunto, de forma profissional.
Twitter:
O microblog que permite postagens com no máximo 140 caracteres é um canal para mensagens mais concisas e direcionadas. Ideal para recados rápidos ou chamadas para o conteúdo completo. E se você acha que o Twitter perdeu a relevância, saiba que ele possui um grande público fiel e que não deve ser deixado de lado na estratégia de marketing de sua empresa.
Instagram:
Pois é, a rede social mais famosa de compartilhamento de fotos possui uma vasta biblioteca de filtros. Assim, é possível tratar as imagens facilmente em alguns minutos no seu smartphone, sendo ideal para empresas com produtos e conteúdo bem visuais como alimentos, roupas e entretenimento.
LinkedIn:
A maior rede profissional do mundo, é assim que o LinkedIn se autointitula. Voltado especificamente para profissionais, ele possui um público muito mais selecionado, que deixa de lado o conteúdo de entretenimento, voltando seu interesse para informações e conteúdo de cunho técnico e profissional.
Google+:
Apesar de ainda estar bem atrás, o concorrente direto do Facebook cresce assustadoramente. Em 2012 o Google+ se tornou a segunda maior rede social do mundo e, segundo estudo recente da Searchmetrics, já em 2016 vai ultrapassar a rede de Mark Zuckerberg em quantidade de compartilhamentos. O grande diferencial dessa poderosa ferramenta de marketing é a maior indexação de seu conteúdo pelo Google, que traz quase tudo o que há nela em seus resultados de busca, enquanto grande parte do conteúdo das outras redes sociais não é mostrada. Assim como o Facebook, o Google+ é indispensável para qualquer empresa.
Youtube:
O Youtube, comprado pelo Google em 2006, tornou-se o segundo maior buscador do mundo, perdendo apenas para o próprio Google. E, conta assim com o diferencial de trazer resultados muito mais engajados e visuais. Se sua empresa possui conteúdo em vídeo original, interessante e de qualidade, este é o seu lugar. Crie o quanto antes o seu canal no Youtube.
O interessante dessas redes é que todas possuem alguma ou total integração entre si, o que possibilita replicar conteúdo. Assim você pode postar um vídeo no Youtube e automaticamente compartilhá-lo no Facebook, Google+ e Twitter, o que dá muito mais dinamismo e agilidade no gerenciamento das atividades de sua empresa nas redes sociais.
2. Dê uma identidade, uma cara, bem definida para sua empresa nas redes sociais
É imprescindível que você crie uma “cara” para como sua empresa vai se portar e se comunicar com os clientes, mas como criar essa identidade? Olhando para sua própria empresa, analisando o segmento em que ela atua, o perfil de seus clientes ou admiradores, e incorporando isso em sua atuação nas redes sociais. Pense: se sua empresa é de tecnologia, falar de viagens é relevante para seu público? Provavelmente, não. Agora, e se sua empresa falar sobre toda a tecnologia envolvida em uma simples viagem de avião? Pois é, sem dúvidas é muito mais condizente e interessante para quem segue uma empresa de tecnologia receber esse tipo de conteúdo.
3. Crie conteúdo de qualidade e esteja sempre presente
Dois dos maiores erros que ocorrem quando uma empresa entra nas redes sociais é criar conteúdo irrelevante para seu público ou ser ausente. O ideal é criar um cronograma de postagens com temas relevantes, que gostaria de tratar, cuidadosamente selecionados. A frequência deste conteúdo tende a variar de acordo com o seu segmento; mas o que não pode ocorrer é você deixar sua rede e seu público abandonados. Aproveite notícias e atualizações que estão bombando nas redes em uma postagem altamente relevante para sua empresa. Esteja sempre antenado às últimas notícias: o jornal de hoje embrulha o peixe de amanhã.
4. Atenda bem seus clientes
Nas redes sociais tudo ocorre dinamicamente e em uma velocidade impressionante. Sendo assim, uma reclamação tende a ter muito mais relevância e exposição do que em outros meios. É primordial que exista um atendimento efetivo o quanto antes. Por isso, lembre-se: uma reclamação resolvida e bem atendida não só deixa o seu cliente satisfeito, como transforma um possível problema da sua empresa em uma vitrine de como você se preocupa e trata com excelência seus clientes.
5. Ouse
Use e abuse da sua criatividade, saia da caixa! Sempre busque, de alguma forma, trazer seu público para junto de você, participando das ações, comentando, curtindo e engajando, afinal você está em uma rede social: nunca se feche. Mas, tenha bom senso: ouse para o bem, o que fazemos na vida social virtual ecoa no mundo real.
Incluir sua empresa em uma rede social traz inúmeros benefícios e uma visibilidade impressionante, mas para ser bem sucedido é necessário muito trabalho e responsabilidade. A regra principal é: não deixe de estar presente. Fazer parte da vida do seu público de forma positiva está diretamente ligado ao sucesso de sua empresa.
Gostou das dicas? Então, deixe seu comentário!
Deixe um comentário