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5 dicas para um bom planejamento estratégico

Você costuma definir estratégias antes de tomar uma decisão? No mundo dos negócios, o planejamento estratégico é o ponto de partida para qualquer ação.

Não é à toa que, quando se fala de gestão e marketing, a palavra “planejamento” sempre vem à tona. Afinal, as decisões de uma empresa não podem ser pontuais, devem estar integradas em um plano de negócio.

Assim, com uma estratégia bem definida, cria-se um conjunto de ações para enfrentar com sucesso a competitividade do mercado e obter o maior retorno possível sobre o investimento – a meta de todo empreendedor.

Atos desconexos podem acarretar o fracasso; mesmo no caso de um negócio que teria tudo para dar certo. São os erros de gestão que, infelizmente, fazem diversas empresas fecharem todos os dias, no Brasil e no mundo.

Planejamento estratégico: como fazer?

Enfim, a importância de um planejamento estratégico está bem claro. E você, empreendedor consciente, não vai cometer o erro de ignorá-lo. Mas por onde começar? Como saber se foi feito corretamente?

Para responder essas perguntas, deve-se analisar caso a caso. No entanto, existem algumas etapas básicas nas quais todas as pequenas e médias empresas podem seguir. Confira!

01. O primeiro passo é definir a missão e os objetivos do negócio, pois a partir daí define-se quais são as metas a serem atingidas.

02. Também é crucial identificar as oportunidades e ameaças que cercam o negócio. Por isso, faça um diagnóstico de todos os fatores externos que podem impactar sua empresa; como, por exemplo, mercado, público, tecnologias, clima e outros.

03. Estudar a concorrência também faz parte do planejamento estratégico. Identifique seus pontos positivos e negativos e, em seguida, os compare com da sua concorrência.

04. Enfim, depois das ações citadas, cria-se um plano de ação. Construa estratégicas para se defender das ameaças e potencialize seus pontos positivos.

05. Mas não acaba por aí. Depois de tornar realidade seu planejamento, deve-se monitorar os resultados. Afinal, talvez seja necessário alterar os planos no meio do caminho. Você só vai saber se analisar os resultados das suas ações.

Coletando essas informações, você vai conseguir criar um planejamento competitivo e de sucesso!

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