A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) alterou completamente a rotina de milhares de trabalhadores e trouxe um novo e velho modelo de jornada de trabalho: o home office.
Devido ao isolamento domiciliar proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, trabalhar de casa tem sido a principal arma para evitar o contágio e a propagação do coronavírus, mas os pais não estão sozinhos nessa jornada. As crianças também estão afastadas das escolas. Ou seja, todo mundo em casa!
Pois é, agora o bicho pega: como trabalhar e cuidar das crianças de forma simultânea?
Mas fique calmo(a). Para te ajudar, listamos algumas dicas de como manter a produtividade sem deixar os pequenos de lado. Confira!
1. Explique o que está acontecendo
Por vezes, as crianças não entendem o que está acontecendo no mundo. Então, tente explicar de forma leve e lúdica para as crianças. Além disso, mostre a eles que essa fase logo passará e tudo voltará ao normal: você no trabalho e eles na escola.
2. Seja sincero com seu chefe
Explique ao seu supervisor que seus filhos estão em casa. Assim, você evita situações desconfortáveis quando precisar se ausentar alguns minutos para dar atenção à crianças. Se eles forem maiorzinhos, ensine-os a serem independentes.
3. Crie sua rotina de home office
Defina horários para começar a trabalhar, os intervalos de descanso e para o fim do expediente. Além disso, explique aos seus filhos que quando terminar, terá tempo para brincar.
4. Ofereça opções de lazer e diversão
Tente maneiras de entreter as crianças por um bom tempo. Como, por exemplo, colocar um filme, ligar o videogame ou montar um quebra-cabeças. Assim, peça apenas que façam silêncio.
5. Faça turnos de trabalho com seu parceiro
Se você tem um(a) companheiro(a), alterne com ele(a) algum tempo com as crianças. Enquanto um trabalha, o outro brinca. Já se você for mãe/pai solo, conte com amigos e familiares. Assim, os baixinhos não se sentem sozinhos.
Tem mais alguma dica para facilitar a vida dos pais que precisam trabalhar de casa? Então, deixe sua ideia nos comentários.
Deixe um comentário