Atualmente, 99% das empresas brasileiras são micro ou pequenas. Os pequenos negócios representam 25% da economia brasileira.
Para garantir longevidade e competitividade no mercado, os pequenos negócios devem investir e acreditar na inovação.
De acordo com o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, um dos caminhos para a inovação nos pequenos negócios é o processo de encadeamento produtivo. Ou seja, por meio de relacionamentos cooperativos entre pequenas e grandes empresas ocorre o aumento da competitividade e a consequente necessidade de inovar.
Outro passo importante é a busca pela qualificação e informação. E é nesse sentido que o Sebrae se posiciona como um grande parceiro do empresário brasileiro; oferecendo cursos, palestras, workshops e centenas de atividades que incentivem o novo nos micro e pequenos negócios.
Um projeto importante da instituição é o Programa Agentes Locais de Inovação. Os agentes são treinados para atuarem junto com os pequenos negócios; conhecendo a fundo a rotina e os desafios das empresas, para propor a aplicação de soluções diferenciadas.
Assim, para os empresários, o importante é não deixar de buscar a inovação. Fazer diferente para fazer melhor.
Fonte: Sebrae
Gostou de saber? Então deixe seu comentário!
Deixe um comentário