Investir na consolidação da marca é essencial para conquistar espaço na memória do cliente. Por isso, listamos algumas ideias, dadas por especialistas, para você aproveitar cada centavo aplicado em marketing:
1. Escolha a dedo o público-alvo de suas campanhas
De acordo com Tiezzi Plessmann (professor de marketing do Ibmec São Paulo), atirar para todos os lados dilui recursos e reduz a eficácia da ação. Por isso, é importante focar esforços na clientela mais rentável. Para identificá-la, o especialista recomenda identificar quais os clientes mais frequentes, os mais recentes, aqueles com maiores gastos e os que compram produtos variados.
2. Acerte nos brindes
Para evitar que bonés e camisetas acabem esquecidos numa gaveta, Paulo Cunha (professor de planejamento de comunicação da ESPM) sugere que, os produtos tenham frases bem-humoradas junto ao seu logo. Outra opção, mais séria e convencional, mas bastante eficiente, é defender uma causa que tenha apelo ao público de seu negócio – e na qual você realmente acredite.
3. Apareça em publicações especializadas
Uma forma de ganhar visibilidade e credibilidade para seu negócio é se oferecer como fonte de informações para reportagens sobre seu setor. Dessa forma, você pode ganhar status de autoridade na área de atuação de sua empresa.
4. Acrescente um slogan na sua assinatura de e-mail
Uma pequena frase logo após o logotipo ajuda a consolidar a marca entre os leitores de seus e-mails. Mas tome o cuidado de não usar textos longos e imagens pesadas.
5. Ouça os clientes antigos
Sempre que possível, procure seus clientes para agradecer a compra e pedir opinião sobre produtos ou serviços. Assim, você ganha informações para o aprimoramento de seu negócio, e demonstra que está atento ao que os consumidores têm a dizer. Além disso, mantenha-os informados sobre as sugestões que forem implementadas.
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