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ALI – Programa de inovação para MPEs

Desde 2010, empresários de empresas de pequeno porte de alguns estados brasileiros contam com um programa do Sebrae; que tem como objetivo auxiliar as MPEs a aumentar a participação na economia brasileira. Além disso, ajuda na consolidação das empresas em posições no mercado interno, assegurando maior participação no mercado internacional. O Programa ALI – Agentes Locais da Inovação, é uma iniciativa de cooperação técnica entre o Sebrae e o CNPq.

O Sebrae seleciona profissionais interessados em atuar como agentes de inovação; e os capacita para auxiliar as micro e pequenas empresas a implantar ações para aumentar a competitividade e inovação.

Por um período de 30 meses, esses profissionais recebem uma bolsa do CNPq. Assim, para ser um ALI, os profissionais precisam ter formação superior de até três anos, não ter vínculo empregatício ou bolsa de estudo, possuir currículo lattes cadastrado no CNPq e ter disponibilidade integral para o período da capacitação.

Os Agentes Locais de Inovação (ALI) visitam os empreendimentos, apresentam soluções e oferecem respostas às demandas do negócio. Assim, as mudanças geram impacto direto na gestão empresarial, na melhoria de produtos e processos e na identificação de novos nichos de mercado para os seus produtos.

Ficou interessado? Então, saiba mais:

Etapas do programa:

Sensibilização – momento em que a empresa tem contato com a proposta do Programa ALI.

Adesão – momento em que a empresa formaliza seu compromisso com o Programa ALI.

Diagnóstico Empresarial – preenchimento pelo ALI, junto ao empresário, do Diagnóstico Empresarial.

Radar da inovação – preenchimento pelo ALI, junto ao empresário, do Radar da Inovação.

Devolutiva – é resultado da análise dos dados e evidências do Diagnóstico Empresarial e do Radar da Inovação pelo ALI.

Matriz Fofa +  Plano de Ação – após a entrega da devolutiva, o ALI deverá elaborar a Matriz Fofa e o Plano de ação juntamente com o empresário. Este plano deverá conter no mínimo 5 (cinco) ações distintas.

Início do Plano de Ação e Monitoramento do Plano de Ação – o empresário, acompanhado pelo ALI e supervisionado pelo sênior, acompanha a empresa na implantação das ações.

Quais são os benefícios?

Conheça os acompanhamentos do programa:

“In Loco” – o ALI vai até o seu negócio e monitora de forma customizada a implantação das ações inovadoras que você decidir utilizar.

Continuado – o acompanhamento do ALI é, em sua essência, ininterrupto, pois envolvem visitas às empresas.

Customizado – as soluções são de acordo com a necessidade da sua empresa.

Especializado – as ações propostas pelo ALI são validadas pelo Consultor Sênior, especialista do SEBRAE no segmento empresarial, o que possibilita uma orientação mais fiel e coerente.

Gratuito – destaca-se a não-cobrança de nenhuma taxa para o acompanhamento do ALI. Compreende-se, naturalmente, que as ações sugeridas pelo ALI podem incorrer em custos para o empresário. Principalmente por envolverem a aquisição de novos equipamentos, serviços ou tecnologias.

Fonte: Sebrae

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