Muito mais que puro gosto ou design: as cores transmitem sensações e podem atrair ou afastar clientes do seu negócio. Por isso, antes de criar seu logotipo, site, cardápio, embalagem ou qualquer outro material visual da sua marca, é importante conhecer o significado das cores no marketing e escolher qual delas reflete melhor a sua empresa.
O que é a Psicologia das Cores?
A psicologia das cores é o estudo que identifica e interpreta como as cores afetam nossas emoções.
Quando bem utilizadas, as cores podem estimular ou dificultar uma compra. E, por isso, conhecê-las é fundamental para a criação do material visual para seu negócio.
De acordo com o estudo “Impacto da Cor em Marketing (Impact of Color in Marketing)”, 90% dos julgamentos iniciais de produtos são baseados apenas na cor.
Como escolher a cor da sua empresa?
A cor certa é aquela que tem relação com o que sua empresa oferece. No estudo “Os Efeitos Interativos das Cores (The Interactive Effects of Colors)”, os pesquisadores descobriram que a cor mais assertiva é a que se adéqua melhor com aquilo que a empresa vende. Ou seja, depende do produto/serviço que você oferece!
O significado das cores
Azul – Confiança, segurança, fiscalmente responsável e tranquilidade.
Cinza – Maturidade, segurança e estabilidade.
Amarela – brilho, calor e luz.
Laranja – Inovação, criatividade e ideias.
Vermelha – Amor, paixão, romance, energia e promoções; aliás, muitas marcas usam vermelho combinado com outras cores, para atenuar a energia transmitida por essa cor e não causar um efeito negativo.
Verde – Vida, crescimento, serenidade, natureza e dinheiro (a marca Land Rover usa o verde, por exemplo, para transmitir “liberdade ao ar livre”).
Roxo – Criatividade, inovador e inteligente. Além disso, pode transmitir calma e emoção.
Rosa escuro – luxuria, nobreza, sabedoria e dignidade. Quando é rosa claro, pode significar romance e delicadeza.
Branca – Esperança, limpeza, simplicidade, bondade, transparência e pureza.
Cores das grandes marcas
Aplicando as cores na sua identidade visual
Além disso, é necessário pensar na qualidade da sua identidade visual. Para isso, conheça o serviço da GuiaMais de logotipo e identidade visual para pequenas e médias empresas.
Gostou de saber? Então deixe seu comentário!
Deixe um comentário