A adesão ao marketing digital ainda é novidade para muitas pequenas e médias empresas. E, por isso, é normal surgirem dúvidas sobre o que de fato trata-se essa nova forma de divulgar produtos e serviços.
Afinal, o que é Marketing Digital?
Marketing Digital é um conjunto de ações para promoção de marcas, produtos e serviços na internet.
Entre as principais estratégias estão site, publicidade online, divulgação em redes sociais e outros.
Sendo assim, a principal diferença com marketing tradicional é o meio no qual a divulgação é feita.
Revolução nos hábitos de compra
A internet revolucionou a rotina das pessoas em diversas áreas e algumas das grandes mudanças foram nos hábitos de compra.
Os meios de divulgação tradicionais, como, por exemplo, jornais, revistas, rádio e televisão perderam espaço para a mídia online. Isso porque agora os usuários possuem acesso ilimitado a centenas de informações.
Por isso, é cada vez mais comum, o consumidor pesquisar pelo produto que deseja na internet – muito antes de chegar ao vendedor.
De acordo com o Google, 90% dos consumidores pesquisam online antes de fechar uma reserva, comprar um produto ou contratar um serviço.
Portanto, ter presença online é item obrigatório para empresas que desejam expandir seu negócio.
Por que optar pelo marketing digital?
Apesar dos desafios de conseguir a preferência de um consumidor muito mais exigente, o marketing digital traz inúmeras vantagens:
– é mais barato
– alcança um número maior de potenciais clientes
– permite a interação com os consumidores em tempo real
Além disso, somente a divulgação online permite:
Ter dados sobre seu público-alvo: a grande novidade da internet é pode saber exatamente quem são seus clientes. É possível ter ideia da faixa etária, sexo, profissões, preferências e outros. Isso permite fazer uma comunicação mais assertiva e, com isso, ter mais vendas (objetivo final de todo empreendedor).
Mensurar resultados: somente os serviços de marketing digital permitem saber exatamente qual foi o resultado da sua ação. É possível mensurar quantas pessoas visitaram seu site, compraram em sua loja virtual, viram sua marca nas redes sociais e muito mais! Essas métricas são importantes no momento de calcular o ROI (retorno sobre o investimento).
Como fazer marketing digital?
Para aplicar sua estratégia de divulgação online, agências especializadas em pequenas e médias empresas oferecem consultoria e criação de serviços de marketing digital.
Para saber mais, acesse > empresas.guiamais.com.br
Além disso, é importante se atualizar, pois a forma como o marketing digital funciona muda constantemente.
Conseguiu sanar suas dúvidas? Então, deixe seu comentário!
Deixe um comentário