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Montar um catálogo de produtos em 10 passos

Deseja criar um catálogo online para divulgar os produtos da sua empresa? Então, saiba que esse é um dos maiores desafios de quem tem uma loja virtual e deseja apresentar de forma confortável e fácil produtos para os usuários e potenciais compradores.

Afinal, não há nada pior do que entrar em um site para procurar o que tanto precisa e não encontrá-lo. A pessoa pode acabar até desistindo da compra ao ficar perdida.

Para você facilitar a vida do cliente, é necessário que seu e-commerce tenha uma organização eficaz, intuitiva e seja de fácil navegação.

Por isso, separamos 10 dicas de como ter um catálogo de produtos que chame a atenção e leve o usuário com facilidade ao que ele procura. Confira!

Conheça seu público

Descubra primeiro para quem ele será direcionado. Um catálogo de produtos para distribuidores, com dados técnicos, não deve ser o mesmo para jovens, que buscam algo com linguagem mais simples.

Assim, para você conseguir descobrir seu público, aposte em formulários de registro e feedbacks entre seus clientes.

Organize o catálogo

Organize seus produtos por categoria, ordem alfabética ou por características; como, por exemplo, preço, cor, aplicação, etc. Vale também organizar os produtos de maneira intuitiva, supondo que o cliente vai procurar por categoria ou até mesmo acessar todas as páginas.

Defina o formato

Escolha um tamanho de catálogo fácil de navegar. Ou seja, nada muito extenso para “cansar” os clientes, muito menos raso, com poucas informações ou fotos. Ele deve se encaixar perfeitamente com sua marca e produtos oferecidos.

Título

O título deve ser conciso, de fácil lembrança e formado por palavras-chave reconhecíveis pelos mecanismos de pesquisa para ser facilmente encontrado na internet. De acordo com o Google, um título deve ter entre 65 e 80 caracteres.

Descrição

A descrição deve ter informações bem detalhadas sobre o produto, sua aparência e finalidade. Dessa forma, você ajuda o cliente a conhecer o item sem mesmo vê-lo ou tocá-lo.

Imagens

Inclua várias imagens de qualidade com diferentes ângulos do produto (resolução entre 800 e 1800 pixels) para ilustrar todos os detalhes do produto. Além disso, ouse com as opções de zoom ou visualização em 360º.

Preço

Jamais se esqueça de incluir o preço em cada produto. Aliás, inclua também ofertas, promoções e descontos específicos.

Especificações técnicas

Inclua sempre especificações técnicas para clientes exigentes. Quanto mais rico for o material, maior será a chance deles efetuarem a compra.

Limite o número de produtos por página

Não inclua muitos produtos nas páginas do seu catálogo. Por volta de 20 está bom. Assim, seus clientes vão se concentrar melhor e tomarão decisões mais rápidas e assertivas.

Design do catálogo de produtos

  • Coloque os produtos mais importantes nas primeiras páginas.
  • Evite fundos ocupados
  • Use imagens grandes para chamar mais atenção
  • Considere o fluxo ocular ao projetar. O movimento dos olhos geralmente começa no canto superior esquerdo e se move na diagonal
  • A cópia precisa estar logo abaixo da imagem do produto ou à esquerda. É como as pessoas associam mentalmente as informações de texto/produto à imagem.

Agora que você sabe como montar um catálogo de produtos, é hora de aprender a montar uma loja virtual vencedora!

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