
Chamar a atenção e estimular escolhas automáticas são alguns dos benefícios dos gatilhos mentais para vendas. Eles também contribuem com diversas outras estratégias para o seu negócio. Por isso, te mostramos os gatilhos mentais mais eficazes para vendas e como você pode utilizá-los para potencializar suas ações de marketing.
O que são gatilhos mentais?
Os gatilhos mentais são estímulos que o cérebro recebe para facilitar o processo de tomada de decisão. Na prática, o inconsciente faz uma série de escolhas simples de forma automática para evitar um esgotamento mental desnecessário.
As empresas usam os gatilhos mentais para provocar uma decisão de compra conduzida pelo inconsciente. Dessa forma, é possível influenciar os clientes a agir de maneira favorável ao negócio.
Escassez
O gatilho da escassez está relacionado ao senso de imediatismo dos seres humanos e ao medo de perder uma oportunidade. Vale lembrar que, para essa estratégia funcionar, é importante que o argumento seja real. Pois se o consumidor perceber que é uma técnica enganosa, sua marca pode perder a credibilidade.
Alguns exemplos são “Corra! Restam somente 5 itens no estoque”; “Vagas limitadas para o curso”; “50% de desconto somente para os 10 primeiros compradores”.
Compromisso e coerência
Se arrepender por ter comprado algo ou perceber que a marca não consegue cumprir o prometido não é uma das experiências mais agradáveis para nenhum consumidor. Por isso, o gatilho de compromisso é uma forma de evitar esses problemas, sendo uma garantia de que tudo vai sair conforme as expectativas.
Você pode usar para convencer o comprador de várias formas, como mensagens de “garantimos seu dinheiro de volta”. Além disso, pode criar coerência na argumentação, como por exemplo: “já que você disse que precisa deste item, temos uma solução”.
Urgência
O gatilho da urgência é parecido com o da escassez, mas a diferença está no tempo limite da oferta. Assim, é uma estratégia usada em promoções relâmpago, muitas vezes com uma contagem regressiva. Uma época do ano em que essa tática é muito famosa é na Black Friday.
Geralmente, as chamadas de ação incluem: “acaba hoje”, “amanhã é o último dia”, “oferta por tempo limitado” e assim por diante.
Prova social
A prova social é um atestado de que seus produtos ou serviços são usados e aprovados, além de ser um gatilho mental para vendas que gera um sentimento de pertencimento. Isso porque as pessoas são influenciadas pela opinião alheia. Além disso, os consumidores gostam de ver a avaliação dos clientes satisfeitos antes de comprar.
Por isso, é essencial criar mecanismos para permitir que os consumidores avaliem a marca. Aliás, os melhores depoimentos podem ser usados estrategicamente em diversas ações de marketing.
Veja mais alguns gatilhos mentais que podem te ajudar:
Implementar esses gatilhos mentais em suas estratégias de marketing pode aumentar significativamente suas conversões e ajudar a construir uma base de clientes leais e satisfeitos. E, nisso, o GuiaMais pode te ajudar! Por isso, conte com a maior empresa de marketing digital e apareça para seus clientes!
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