Pai e filha em padaria da família
Compartilhe:
Gestão e Finanças

Como evitar conflitos em empresas familiares

Descubra como driblar as dificuldades e fazer o negócio da sua família prosperar


Os laços de sague no ambiente profissional é algo mais comum do que parece. Segundo IBGE, 90% das empresas brasileiras possuem controle familiar e apenas 12% chegam à terceira geração.

O número alarmante tem como causa, principalmente, problemas de gestão e conflito de gerações. Sendo que, tais problemas atingem tanto as grandes quanto as pequenas empresas.

Por isso, elencamos os principais desafios de gestão de empresas familiares e dicas de como lidar com essas dificuldades.

01 – Opção de carreira

Um novo membro da família deve ter um cargo na empresa apenas se for uma opção de carreira. Muitos conflitos quando filhos abandonam suas vocações profissionais para atender a um pedido de seus pais.

02 – Sem privilégios

Em uma empresa familiar, nenhum membro da família deve ter privilégios em relação aos demais funcionários. Seguindo essa regra, evitam-se prejuízos ao negócio e problemas com a sociedade da empresa.

03 – Alinhando interesses entre todos

Muitas empresas familiares atingem o sucesso com o desempenho e talento de seus fundadores. No entanto, é preciso alinhar as expectativas e desejos de todos os membros. Assim, todos trabalharão para um objetivo em comum.

04 – Profissionalização da família

Não basta ser filho ou parente do dono. Os membros da família devem se profissionalizar para ter conhecimento suficiente para gerir os negócios.

A profissionalização também está ligada ao uso de novas tecnologias que podem facilitar processos e economizar recursos.

É fundamental que os gestores da empresa estejam antenados em tendências e soluções para trazer mais lucro para a empresa.

05- Inovar é preciso

Um dos maiores desafios de empresas familiares é a inovação. Isso acontece porque, geralmente, a gestão está fortemente ligada ao emocional e, muitas vezes, os cargos e atribuições são confusos. Definição de estrutura, planejamento e alinhamento de processos são fundamentais para o crescimento de uma empresa.

Você tem uma empresa familiar? Conta para a gente sua experiência nos comentários.

Leia também: 5 erros de marketing de pequenas e médias empresas

Seja o primeiro a comentar
Compartilhe:
Deixe um comentário

Assine nossa Newsletter

Receba por e-mail nossas novidades e publicações.