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Importância das redes sociais para PMEs

As mídias sociais são utilizadas, na maioria das vezes, para estabelecer um relacionamento entre empresa e consumidores. Principalmente, para gerar e manter reputação perante esse público, e, ao mesmo tempo, para fortalecer a marca, seus produtos e serviços. Por isso, é uma ferramenta muito útil no planejamento estratégico da empresa.

Para uma comunicação efetiva, é preciso conhecer o público da empresa e tentar entender seus hábitos e comportamento. A partir desse entendimento é que geramos as diretrizes, de acordo com a estratégia de negócio da empresa, sempre com objetivo de fidelizar o cliente e gera mais negócios.

No Brasil, os principais canais de relacionamento utilizados pela empresas são o Facebook, o Twitter e o Linkedin. Todos com características e fins diferentes. Temos ainda o Google Plus, porém, utilizado ainda em menor escala e, portanto, menor efetividade até o momento.

Como as mídias sociais são meios de comunicação que permitem total interação, muitas vezes o usuário se manifesta ativamente sobre marcas, produtos e serviços. Expressando em sua avaliação, comentários positivos ou negativos, expondo sua opinião para muitos outros usuários. Por isso, é essencial aprender a conversar com esse público, sempre transparecendo o interesse da empresa em compreender o consumidor insatisfeito e ajuda-lo a solucionar o problema.

No entanto, os resultados desse relacionamento gerado pelas redes sociais podem ser mensurados a curto ou longo prazo. Tudo depende do tipo de negócio da empresa. Se for um e-commerce anunciando seus produtos, o resultado nas vendas é rápido.

Em resumo, as mídias sociais são importantes ferramentas de marketing. E, ao transmitir uma boa imagem da marca e oferecer conteúdo relevante, sempre priorizando a interação com o cliente, uma empresa pode obter bons resultados.

 

Então, um pouco das características das redes sociais citadas acima:

Facebook

É uma das maiores redes sociais do mundo, com cerca de 1,4 bilhão de usuários ativos. Desse total, 890 milhões estão ativos diariamente. Só no Brasil, até o agosto de 2014 o número de usuários ativos passava de 89 milhões. Ou seja, esta rede permite muitas interações. É possível fazer enquetes junto aos usuários, enviar mensagens específicas para comunidades, segmentar por sexo, idade etc. Para fazer parte da rede, basta fazer o cadastro, como pessoa física ou negócio. O Facebook permite receber retorno direto dos clientes sobre serviços e produtos, e também gera estatísticas completas de audiência na página da empresa.

Linkedin

É uma rede que cria uma conexão entre profissionais de diversos ramos de atividade. Gratuita, funciona também como um canal para promover trabalhos autônomos ou contratar profissionais. Assim, ao efetivar o cadastro, o usuário disponibiliza seus dados, semelhante a um currículo online. Quando se trata de empresa, é possível acrescentar um histórico contando a mesma faz, quais são seus produtos e outras características relevantes.

Twitter  

É uma rede social diferente das demais, pois não cria comunidades nem exige aprovação para as solicitações de amizade. O cadastro também gratuito e é possível criar um perfil pessoal ou empresarial. Para criar uma rede de relacionamentos, basta seguir outros perfis que forem interessantes. No entanto, o texto da mensagem pode ter, no máximo, 140 caracteres. E, assim, aparecerá tanto na página da própria empresa como na de todos os seus seguidores. Esta ferramenta pode ser usada na divulgação de novos produtos, em ofertas de preço e até para conhecer parceiros e fornecedores.

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