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Como usar o Google Trends para vender mais

O Google é a principal plataforma de pesquisa no mercado. Por isso, é crucial que as empresas acompanhem as tendências de busca de seu público-alvo, mantendo-se sempre um passo à frente dos concorrentes e analisando as principais mudanças no mercado.

Pensando nisso, o Google lançou em 2006 o Google Trends, uma página dedicada aos tópicos mais pesquisados no site. Quer saber mais sobre essa ferramenta e aumentar sua visibilidade e rentabilidade? Então confira!

Entendendo o Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta gratuita e poderosa do Google que fornece insights sobre padrões de pesquisas. Ele apresenta gráficos que mostram a evolução das buscas de determinadas palavras-chave, como na imagem abaixo:

Nesse gráfico, o eixo horizontal mostra o período da análise, enquanto o eixo vertical indica o volume de pesquisas da palavra-chave.

Como qualquer gráfico, a curva de crescimento pode não ser sempre positiva. Termos relacionados a datas sazonais como Natal, Páscoa, Dia das Mães e Black Friday podem ter picos e quedas drásticas nas buscas.

Para que serve o Google Trends?

O Google Trends permite que seus usuários analisem as principais tendências de busca ao longo do tempo, incluindo tópicos em ascensão e interesses socioculturais. Isso pode influenciar decisões de negócio, estratégias de marketing de conteúdo, publicidade e muito mais.

Desde sua criação, o Google Trends passou por várias adaptações e hoje é uma ferramenta valiosa para profissionais de marketing, jornalistas, pesquisadores e empresários entenderem melhor seu público-alvo. Isso porque a plataforma fornece dados como, por exemplo, tendências de pesquisa de palavras-chave em tempo real; assuntos, temas e termos mais pesquisados nos últimos anos e diversos insights e-commerce e varejo.

Além disso, o Google Trends exclui dados de pesquisas feitas por poucas pessoas, consultas duplicadas e pesquisas com caracteres especiais.

Quer decobrir como vender mais com o Google Trends? Confira as 5 dicas que separamaos pra você!

1. Pesquisas em alta no Google Trends

Uma das funcionalidades mais valiosas do Google Trends é visualizar as pesquisas em alta em um determinado período. Para descobrir as principais palavras-chave, vá ao menu do lado esquerdo da página e clique em “Principais Pesquisas”.

2. Compare as palavras-chave no Google Trends

Escolha palavras-chave relevantes para o seu comércio e use o Google Trends para compará-las, observando como o interesse em diferentes termos evolui ao longo do tempo. Isso pode ajudar a identificar padrões de comportamento de busca e informar suas estratégias de SEO e marketing.

3. Receba sugestões baseadas em tendências no Google Trends

Principalmente nas redes sociais, criar conteúdo que atraia a atenção do público-alvo é crucial. O Google Trends oferece sugestões de palavras-chave baseadas nas principais tendências do mercado, ajudando a alinhar sua estratégia de marketing com as buscas mais frequentes.

4. Descubra regiões com potencial de venda no Google Trends

Utilize o geomarketing a seu favor, identificando padrões de consumo e tendências de mercado em áreas específicas. O Google Trends mostra um mapa comparativo dos termos mais procurados em cada região, auxiliando na definição de estratégias de marketing regionais.

5. Faça pesquisas de concorrência no Google Trends

Compare o interesse do público em diferentes marcas, produtos ou serviços ao longo do tempo. Isso ajuda a identificar oportunidades de melhoria e a gerenciar melhor sua equipe, além de definir objetivos e mitigar ameaças competitivas.

Com essas dicas, você pode personalizar o atendimento para cada cliente, fidelizar os atuais e atrair novos!

Gostou das dicas? Então deixe seu comentário e acesse GuiaMais PME para mais dicas que podem ajudar sua empresa!

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