
Em nossa vida profissional e acadêmica, passamos por diferentes testes. Eles têm objetivo de mensurar nossa aptidão para ocupar determinado cargo, nos classificar em rankings e mostrar até onde pode chegar nosso conhecimento sobre determinado tema. Assim, podem indicar nosso QI e “medir” nossa inteligência individual.
Mas o mundo dos negócios exige muito mais que isso. Exige inteligência emocional. Ela surge como um elemento-chave para admitir e promover pessoas. Pois é, a forma como lidamos com as situações do dia a dia diz muito sobre como iremos proceder no ambiente de trabalho.
Trata-se de uma característica rara e extremamente valiosa. Você quer saber como desenvolvê-la? Então, confira abaixo algumas dicas!
Tenha autopercepção
Busque descobrir quais são os gatilhos de suas emoções. E, assim, buscar minimizar seus impactos. Além disso, é importante procurar feedbacks sobre como as pessoas enxergam suas atitudes, e ouvir sugestões de como melhorá-las.
Faça a gestão dos relacionamentos
Respeite o próximo – suas opiniões, atitudes e escolhas. Ou seja, quando gestor, explique as suas escolhas e não as tome de maneira autoritária. Aliás, é essencial minimizar os possíveis conflitos; pedindo desculpas ou expondo suas insatisfações, sempre que necessário.
Tenha percepção social
Chame as pessoas pelo nome. Quando estiver conversando, mostre que está atento ao que está sendo falado. Além disso, quando estiver fora da conversa, observe a interação e capte alguns aspectos que podem colaborar com o relacionamento.
Olhar para si é o primeiro passo para conquistar a inteligência emocional. A tarefa não é fácil e requer disciplina e autoconhecimento. Perceba onde você pode melhorar e busque equilibrar suas emoções, pois isso pode colaborar para gerir pessoas e negócios.
Fonte: Sebrae
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