Já falamos sobre como o e-commerce pode ajudar você a impulsionar seus negócios. Mas, você sabe o que é preciso considerar na hora de montar uma loja na internet?
Se você fosse abrir uma loja física, iria procurar um bom lugar e pensaria na decoração e organização dessa loja. Agora, pensando em sua loja virtual, como deve ser?! Como saber onde hospedá-la e qual a melhor forma de escolher o visual e sua montagem?
Além de oferecer produtos e serviços de qualidade, é importante que seu e-commerce seja bem organizado e com um design que guie bem seu usuário. Pois é, o cuidado com o design da sua loja é muito importante para conduzir seu cliente por ela; sem que ele se perca entre as ações necessárias no processo de encontrar o que deseja e finalizar a compra.
O design para atrair clientes
Uma loja com um design bonito, e bem organizada, dá credibilidade à sua marca. Por isso é tão importante que seu e-commerce siga as normas de usabilidade: design, cor e localização dos botões, para que seu cliente seja atraído para o local da sua loja que você deseja. Uma loja desorganizada pode confundir o usuário e desestimulá-lo a completar a ação de compra.
Mas a questão da usabilidade em sua loja virtual vai além do layout. É importante que você pense na forma mais fácil de disposição dos produtos e posicionamento dos botões de compra, por exemplo.
Vamos falar sobre sua homepage
A homepage de sua loja virtual é o cartão de visitas para o seu usuário. Lá, no primeiro acesso, é que a primeira impressão sobre sua loja vai ficar!
Então, crie sua homepage com todo o cuidado, explique claramente nela sobre o que é sua loja virtual e a que ela se propõe. Em seguida, fale sobre seus produtos também. Deixe um link para a página Quem Somos e lá disponibilize mais informações sobre sua empresa. Insira também links para todas as seções importantes do seu site.
Se seu site tiver muitas páginas, é interessante inserir um sistema de busca; para que, através da digitação da palavra-chave, o usuário facilmente consiga posicionar sua busca. Permita também que ele faça a compra imediatamente, inserindo um link comprar na homepage.
Agora que você já sabe como criar sua homepage, separamos mais 03 dicas que vão ajudar você, e muito, na criação do seu e-commerce. Então, confira:
1. Acesso fácil e rápido em toda a loja
Ajude o usuário para que ele percorra, com facilidade, todas as seções do seu site e realize as ações que você deseja colocando em áreas bem visíveis, e de fácil acesso, botões como: próxima página, comprar e efetuar pagamento.
2. O bom texto é objetivo
Estudos comprovam que a leitura no computador é 25% menos produtiva e mais cansativa do que a realizada no papel, por isso seu texto deve ir direto ao ponto. É importante, também, que seus parágrafos sejam curtos e separados por uma linha, o que facilita o entendimento e torna a leitura mais agradável. Lembramos ainda que, exceto seu público-alvo seja especialista no assunto, evite linguagem muito técnica.
3. O layout é importante, mas sem exageros
O design da sua loja deve ser clean e acompanhar o objetivo do seu site. Excesso de imagens e grafismos desnecessários podem deixar o carregamento da página mais lento, o que não é uma boa experiência para o usuário. Pois, quem está na internet, tem pressa e uma navegação rápida é muito importante para sua permanência ou não no site.
Hoje as lojas virtuais têm investido cada vez mais em usabilidade para facilitar o acesso do usuário às suas seções. Com mais conhecimento na área a cada dia, essas lojas têm melhorado muito na avaliação e conversão de clientes.
Então, aplique os preceitos da usabilidade em sua loja virtual e transforme a visita e a compra online do seu usuário na melhor experiência que ele já teve!
O GuiaMais tem excelentes dicas e a melhor solução para o seu e-commerce. Conheça nossa multiplataforma clicando aqui!
Deixe um comentário