Aperte ESC para fechar

Design e usabilidade: crucial no e-commerce

Já falamos sobre como o e-commerce pode ajudar você a impulsionar seus negócios. Mas, você sabe o que é preciso considerar na hora de montar uma loja na internet?

Se você fosse abrir uma loja física, iria procurar um bom lugar e pensaria na decoração e organização dessa loja. Agora, pensando em sua loja virtual, como deve ser?! Como saber onde hospedá-la e qual a melhor forma de escolher o visual e sua montagem?

Além de oferecer produtos e serviços de qualidade, é importante que seu e-commerce seja bem organizado e com um design que guie bem seu usuário. Pois é, o cuidado com o design da sua loja é muito importante para conduzir seu cliente por ela; sem que ele se perca entre as ações necessárias no processo de encontrar o que deseja e finalizar a compra.

O design para atrair clientes

Uma loja com um design bonito, e bem organizada, dá credibilidade à sua marca. Por isso é tão importante que seu e-commerce siga as normas de usabilidade: design, cor e localização dos botões, para que seu cliente seja atraído para o local da sua loja que você deseja. Uma loja desorganizada pode confundir o usuário e desestimulá-lo a completar a ação de compra.

Mas a questão da usabilidade em sua loja virtual vai além do layout. É importante que você pense na forma mais fácil de disposição dos produtos e posicionamento dos botões de compra, por exemplo.

Vamos falar sobre sua homepage

homepage de sua loja virtual é o cartão de visitas para o seu usuário. Lá, no primeiro acesso, é que a primeira impressão sobre sua loja vai ficar!

Então, crie sua homepage com todo o cuidado, explique claramente nela sobre o que é sua loja virtual e a que ela se propõe. Em seguida, fale sobre seus produtos também. Deixe um link para a página Quem Somos e lá disponibilize mais informações sobre sua empresa. Insira também links para todas as seções importantes do seu site.

Se seu site tiver muitas páginas, é interessante inserir um sistema de busca; para que, através da digitação da palavra-chave, o usuário facilmente consiga posicionar sua busca. Permita também que ele faça a compra imediatamente, inserindo um link comprar na homepage.

Agora que você já sabe como criar sua homepage, separamos mais 03 dicas que vão ajudar você, e muito, na criação do seu e-commerce. Então, confira:

1.  Acesso fácil e rápido em toda a loja

Ajude o usuário para que ele percorra, com facilidade, todas as seções do seu site e realize as ações que você deseja colocando em áreas bem visíveis, e de fácil acesso, botões como: próxima página, comprar e efetuar pagamento.

2.  O bom texto é objetivo

Estudos comprovam que a leitura no computador é 25% menos produtiva e mais cansativa do que a realizada no papel, por isso seu texto deve ir direto ao ponto. É importante, também, que seus parágrafos sejam curtos e separados por uma linha, o que facilita o entendimento e torna a leitura mais agradável. Lembramos ainda que, exceto seu público-alvo seja especialista no assunto, evite linguagem muito técnica.

3. O layout é importante, mas sem exageros

O design da sua loja deve ser clean e acompanhar o objetivo do seu site. Excesso de imagens e grafismos desnecessários podem deixar o carregamento da página mais lento, o que não é uma boa experiência para o usuário. Pois, quem está na internet, tem pressa e uma navegação rápida é muito importante para sua permanência ou não no site.

Hoje as lojas virtuais têm investido cada vez mais em usabilidade para facilitar o acesso do usuário às suas seções. Com mais conhecimento na área a cada dia, essas lojas têm melhorado muito na avaliação e conversão de clientes.

Então, aplique os preceitos da usabilidade em sua loja virtual e transforme a visita e a compra online do seu usuário na melhor experiência que ele já teve!

GuiaMais tem excelentes dicas e a melhor solução para o seu e-commerce. Conheça nossa multiplataforma clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@GuiaMais no Instagram
Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.