A estrutura de um bar pode ser bastante simples: um balcão, um salão para mesas, banheiros, depósito para o estoque e a área da cozinha. Contudo, se o empreendedor quiser atender uma clientela mais exigente, é necessário um projeto arquitetônico mais elaborado.
O balcão e o salão para servir bebidas devem estar localizados em uma área ampla e agradável, proporcionando conforto para os clientes.
Balcão
O balcão deve receber atenção especial e estar em um local bem escolhido e de fácil acesso. Ou seja, evitar que os clientes tenham que atravessar o salão para chegar ao bar é ideal. O balcão deve ter comprimento, altura e largura adequados ao conforto e à quantidade do público-alvo. Aliás, opte por materiais de fácil limpeza, como madeira, granito ou mármore.
Iluminação adequada pode realçar a atratividade do ambiente, especialmente com luzes posicionadas em lugares estratégicos; como, por exemplo, atrás das garrafas, destacando as cores dos líquidos.
O espaço atrás do balcão deve ser amplo o suficiente para permitir a movimentação dos atendentes e/ou barman. Bebidas nobres merecem lugar de destaque nas prateleiras, pois certos rótulos servem como decoração e incentivam a degustação. A bancada com copos, geladeiras e prateleiras de bebidas deve ser acessível para facilitar o serviço em momentos de casa cheia.
Além disso, os banquinhos devem seguir de acordo com a altura do balcão; permitindo, assim, que o cliente fique confortável e com boa visibilidade do copo ou petiscos. Os bancos precisam ser confortáveis e duráveis.
Salão
O espaço mais nobre e amplo deve ficar para aos clientes. Deve acomodar confortavelmente os frequentadores; em 100 m², cabem aproximadamente 18 mesas sem obstáculos. Em bares mais populares, o espaço entre as mesas pode ser menor, sacrificando um pouco do conforto e da circulação dos funcionários. No entanto, deve-se respeitar o acesso para pessoas com necessidades especiais.
O caixa pode ser posicionado próximo à saída ou em uma área que permita uma visão ampla do salão. Música ao vivo é opcional e requer espaço adicional para os músicos, sem atrapalhar a movimentação dos garçons.
Banheiros
Devem estar a uma distância adequada do salão, bem sinalizados, amplos, arejados, limpos e confortáveis. Embora não haja exigência legal para a quantidade de banheiros, recomenda-se pelo menos um masculino e um feminino, além de um para funcionários. Além disso, acessibilidade para pessoas com necessidades especiais é fundamental.
Depósito e cozinha
Espaço para guardar o estoque de alimentos, bebidas, utensílios e objetos de reserva para o bar, além de peças de reposição. Deve-se tomar cuidados para manter o local livre de insetos, baratas, roedores e outras ameaças.
Já na cozinha são preparados os pratos do cardápio. Antes da execução do projeto, é necessário consultar a legislação municipal e estadual, pois ela varia entre Estados e Municípios.
Confira mais dicas para bares:
Gostou das dicas? Então deixe seu comentário!
Deixe um comentário