Fazer a declaração de imposto de renda pode parecer um bicho de sete cabeças; especialmente para quem é microempreendedor individual (MEI). No entanto, entender esse processo é crucial para manter seu negócio em conformidade com as obrigações fiscais. Além, é claro, de evitar problemas com a Receita Federal.
Por isso, vamos descomplicar a declaração de imposto de renda para MEIs, mostrando passo a passo como você pode realizar essa tarefa de maneira eficiente e segura.
O microempreendedor tem até o dia 31 de maio para fazer a declaração de imposto de renda da sua empresa. Então, não deixe para a última hora! Já faça a sua declaração dentro do prazo para evitar juros, multas e correções em seus boletos mensais.
Para emitir o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), do exercício de 2015, você deve fazer a Declaração Anual para o Microempreendedor Individual – DASN – SIMEI do exercício 2015. Em seguida, basta acessar o Portal do Empreendedor e fazer a impressão do documento de arrecadação DAS normalmente.
Aliás, a entrega fora do prazo ocasionará uma multa de no mínimo R$ 25,00. E, caso não ocorra a entrega ou pagamento da multa, o MEI ficará inadimplente com o Simples Nacional e não poderá obter certidão negativa de débito junto à Receita Federal. E, assim, você não conseguirá contratar um financiamento ou vender para órgão público.
Então, veja o passo a passo no vídeo abaixo e acesse www.portaldoempreendedor.gov.br para fazer a declaração.
Mais difícil do que você pensava? Ou mais fácil?
Leia também: Especialista dá dicas sobre como aproveitar o investimento em marketing
E aí, gostou de saber? Então não esqueça de deixar seu comentário!
Deixe um comentário