Comece 2016 com seu próprio negócio

Você tem planos de começar o ano de 2016 abrindo seu próprio negócio. Então, que tal seguir algumas dicas para já colocar a ideia em prática? 

Mas e a crise?

Uma das melhores maneiras de fugir da crise econômica é empreender de forma inovadora. Por isso, em momentos como o atual cenário econômico, buscar alternativas para se destacar é a grande sacada. Bom atendimento também pode ajudar a sua empresa a obter sucesso.

Confira algumas dicas para começar o ano de 2016 com o pé direito e uma empresa no caminho certo:

Aprenda a ter um comportamento empreendedor

Aproveite para ler e participar de eventos sobre empreendedorismo. Entenda que ser empresário requer esforços sem garantia, é ter jornada de trabalho sem rotina.

É preciso ter autoconhecimento. Por isso, faça exercícios para administrar a pressão, lidar com riscos e saber seus limites.

Saiba qual o seu diferencial

Você sabe qual o diferencial do seu produto ou serviço? Entenda seu consumidor e suas necessidades, pesquise! Aliás, lembre-se: o preço não é mais um fator decisivo.

Pesquise sobre seu mercado e o cenário macroeconômico

Além de conhecer a fundo seu consumidor, fique de olho na sua concorrência e no setor em que atua. No entanto, não se limite apenas ao seu mercado, ter uma visão macroeconômica é importante. Já que decisões que estão aparentemente longe do negócio podem impactar as decisões mais internas da empresa. Mas cuidado! Ao tomar dinheiro emprestado, saiba como você irá devolver esse dinheiro.

Planeje seu negócio e estabeleça metas

Comece seu negócio bem estruturado e planejado. Você já decidiu qual a ideia, quem é seu consumidor e sua concorrência? Então, agora é hora de planejar que medidas precisam ser tomadas para que sua empresa tenha sucesso. Inclua metas de longo prazo, também, assim você poderá checar se está no caminho certo.

Corte gastos e faça um pé de meia

Se você quer iniciar o ano montando sua empresa, guardar dinheiro é uma ótima opção. Isso poderá garantir sua sobrevivência nos primeiros meses. Também corte gastos, você não é funcionário, portanto, provavelmente não terá um salário garantido todo final de mês. Mas não esqueça: toda empresa leva em média de 3 a 5 anos para dar retorno.

Invista em networking

Hoje em dia, não basta ter boas ideias. Uma boa base de contatos é ideal para quem quer evoluir no meio empresarial. Grandes negócios têm esse fator como um diferencial competitivo.

Criar uma boa relação com seus fornecedores também é fundamental. Assim, você pode negociar a compra da matéria-prima e jogar o pagamento para o período de vendas.

Pense em quem pode suprir suas deficiências

O que você faz bem? Então, é nessa hora que você precisa entender seus pontos francos. Pois, assim, você vai saber quem contratar e quem poderá atuar nas áreas cruciais que você não domina.

E por fim, seja otimista!

Espere muito da sua empresa, tendo como base todas as experiências que você e seu negócio vivenciaram.

Fonte: Sebrae

Gostou das dicas? Então deixe seu comentário!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *