Mensurar os dados do seu site é muito importante para manter uma estratégia coerente e eficiente. Por isso, trouxemos algumas informações que podem te ajudar!
Focamos em métricas um pouco mais avançadas e segmentadas; que irão te ajudar a adotar estratégias melhores em suas ações de marketing digital e, assim, ser mais assertivo nas melhorias em seu site ou loja virtual.
Então, veja mais algumas das mensurações possíveis de realizar com o Google Analytics:
Tecnologia:
Será que o seu site está otimizado para os navegadores mais utilizados pelos seus clientes? Essa métrica diz qual o navegador e o tipo de rede mais utilizados para acessar o seu site.
Você sabe qual a porcentagem de visitas que o seu site recebe de smartphones e tablets? Com esta métrica você consegue uma visão geral de quais dispositivos estão sendo utilizados para acessar o seu site. E, além disso, tem acesso a um relatório detalhando o modelo do dispositivo. Aliás, isso tudo é extremamente importante para segmentar uma campanha ou realizar melhorias de design e estrutura do seu site.
Comportamento:
Uma aba com diversas métricas traçam o comportamento dos usuários ao acessar o seu site. Mostrando, dessa forma, conteúdos e páginas visitadas. Além disso, possibilita a criação de eventos que possam dizer quantas vezes o usuário clicou no botão de comprar ou de ver o telefone da sua empresa, por exemplo.
Você tem dúvidas de qual dos banners do seu site geram mais cliques? Pois saiba que é possível criar um evento para esta ação e fazer a mensuração.
Trata-se de um conjunto de métricas importantíssimas para realizar testes A/B para aprimoramentos mais estratégicos e assertivos no seu site, a fim de alcançar melhor seus objetivos de marketing.
Aquisição:
Ao contrário da aba Origens de Tráfego, com dados apenas em tempo real, aqui você pode ter uma visão por período da origem de seus acessos de campanhas de busca paga (integração com o Google Adwords), visitas diretas, busca orgânica ou sites que referenciam o seu site. E, assim, você consegue planejar diversas estratégias e mudanças em seu site ou em suas campanhas de marketing digital.
Uma novidade interessante deste conjunto de métricas é a Otimização de Mecanismos de Pesquisa. É 100% voltada para SEO, com ela você visualiza páginas do seu site com baixa relevância para o Google nos resultados de pesquisa ou palavras-chave que acionam seu site para aparecer nas buscas; mas não geram visitas às suas páginas, identificando possíveis melhorias de conteúdo ou detalhes técnicos a serem implementados.
Google Adwords X Google Analytics:
Quando se fala de busca paga, o Google Adwords é unanimidade no quesito qualidade. Você pode saber mais sobre essa ferramenta no nosso post sobre divulgação de lojas virtuais com links patrocinados.
Adwords e Analytics fazem um casamento perfeito! Isso porque você pode linkar sua campanha de Google Adwords ao Google Analytics; herdando assim, todas as informações, conseguindo uma visão muito mais analítica e estratégica.
Conversões:
O que você entende por conversão? Em marketing digital, conversão é quando você obtém um resultado, seja o acesso à determinada página, o recebimento de um formulário de contato, o clique no telefone do seu site
Nesta aba é possível configurar todas as suas metas e visualizar quais foram os passos, cliques e páginas visitadas pelo usuário até concluí-las – isso é o que chamamos de funil de conversão. Com ele é possível entender, por exemplo, porque tantos usuários chegam ao carrinho de compras e o abandonam.
Um destaque específico deste relatório é a configuração de Comércio Eletrônico, que você pode ajustar de acordo com as necessidades da sua loja virtual. Assim, você começa a receber todas as informações de compras em seu e-commerce, sendo possível rastrear de forma simples e automática qual é o ROI (Retorno de Investimento), o desempenho de suas vendas, as transações e até o tempo médio que os usuários desprendem até fechar uma compra em sua loja.
Relatórios Personalizados:
O Google Analytics é tão completo que, em um primeiro contato, você pode se assustar em meio a tantas métricas. Pois são mesmo muito numerosos e nem todos são do seu interesse. Para resolver isso, a ferramenta permite criar relatórios personalizados, que podem, inclusive, ser gerados e enviados para o seu e-mail periodicamente, de forma automática, contendo apenas os dados que realmente são relevantes para o seu negócio, criando um foco estratégico para suas ações futuras.
Para tirar os melhores resultados dos dados fornecidos pela poderosa ferramenta de mensuração web do Google é importante que você sempre faça perguntas pertinentes ao seu negócio, focadas nos seus reais objetivos. E, dessa forma, aglutine os dados úteis, que ajudam a aprimorar seu site.
As diversas métricas que apresentamos são só algumas das muitas possibilidades do Google Analytics. E, utilizá-lo em seu site ou loja virtual ajudará você a planejar melhores estratégias e ações de marketing digital, e conquistar os resultados que deseja com suas páginas na internet.
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