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Marketing

Fidelização de clientes: uma estratégia para o sucesso do seu negócio

Quer fidelizar os clientes da sua empresa? Confira nossas 05 dicas!


Não há dúvidas de que conquistar novos clientes é extremamente importante para uma empresa, mas manter os antigos, além de transformar os novos em clientes fiéis não só é importante como essencial!

Dados de uma pesquisa da CRMPlus Consulting, empresa americana especialista em gestão de relacionamento com o cliente,  reforça nossa teoria. Veja:

68% dos consumidores abandonam as empresas por sentirem indiferença no relacionamento.

Cada 5% de clientes fidelizados aumenta a rentabilidade de uma empresa entre 25% e 125%, dependendo do segmento de atuação.

Conquistar novos clientes chega a custar 5X mais para uma empresa do que fidelizar os já existentes.

Chegamos à conclusão que fidelizar clientes não é só uma questão de relacionamento, mas também de economia para as empresas.

MAS QUAIS SÃO AS MELHORES ESTRATÉGIAS PARA FIDELIZAR CLIENTES? 

Existem diversas estratégias de marketing e relacionamento para fidelizar seus clientes, muitas delas bem específicas, próprias para cada segmento. Aqui nós elencamos 05 delas, todas  essenciais, que podem ser adotadas por empresas de qualquer ramo:

01. Não esqueça seus clientes: invista no pós-venda

Talvez esta seja a principal estratégia, na verdade, uma regra! Não existe pior comportamento de uma empresa para com os clientes do que a indiferença. O relacionamento não acaba após a venda, pelo contrário, no fechamento do negócio ele verdadeiramente se inicia, sendo assim, sempre mantenha contato ativo com seus clientes, independente do porte ou poder de compra, é uma relação mútua e dificilmente ele irá esquecer-se da sua empresa.

02. Envie e-mails e comunicados personalizados para seus clientes

É muito bom ser lembrado, mas sentir-se especial é melhor ainda! Imagine que você possui uma loja virtual de perfumes para o público masculino e feminino, por que não personalizar esta comunicação para o público especifico, enviando e-mails com ofertas e promoções de perfumes de acordo com o sexo do cliente?

Você pode ser criativo e estreitar esse relacionamento de acordo com o histórico de compras, o tempo médio de utilização de um perfume ou até o estilo preferido do seu cliente, oferecendo uma comunicação personalizada, surpreendendo e criando uma fidelização ainda maior do que a conquistada com um simples e-mail comum.

03. Gerencie sua carteira de clientes

Atualmente, ter controle da base de clientes ou um software de CRM (Customer Relationship Management), que pode ser traduzido para Gestão de Relacionamento com o Cliente, é essencial para as empresas.

Com a quantidade de dados e diferenças cada vez maiores entre os clientes, fica praticamente impossível ter tudo nas mãos para uma comunicação efetiva. Um CRM facilita muito a vida de qualquer empresa, inclusive automatizando processos, criando um relacionamento contínuo e de qualidade. Felizmente, hoje há no mercado diversas opções para todos os bolsos. Invista nesta ideia!

04. Diversifique suas formas de comunicação

Apesar de toda a modernidade e agilidade que a tecnologia trouxe para nossa comunicação, as preferências dos clientes no atendimento tendem a ser muito mais humanas do que digitais.

Veja dados de uma pesquisa publicada pela Sales Force Desk:

canais-de-comunicação

O ideal não é focar em apenas uma forma de comunicação, mas sim diversificar, oferecendo todas as formas de atendimento, não deixando insatisfeito nenhum cliente.

05. Recompense seu cliente!

Oferecer recompensas continua sendo uma das formas mais efetivas de manter clientes fiéis a uma empresa.

Crie um programa de pontos que podem ser trocados por produtos ou descontos em uma nova compra.

Ofereça cupons de descontos ou frete grátis constantemente, mantendo sempre ativo o desejo de compra dos seus clientes.

Lembre-se de datas importantes: a data da primeira compra ou o dia do aniversário do seu cliente, por exemplo, e ofereça um desconto mais que especial.

Recompensar clientes cria uma relação de ganha ganha, em que tanto o cliente como a empresa sai ganhando!

Cupons de desconto e programas de fidelidade

Hoje algumas empresas oferecem formas simples, rápidas e efetivas de criar cupons de desconto ou programas de pontos para fidelizar e conquistar novos clientes. O GuiaMais, por exemplo, tem dois programas de fidelidade, que apesar de serem 100% digitais e automatizados, cabem no bolso da grande maioria dos comerciantes:

O GuiaMais Desconto, uma funcionalidade dos anúncios do Portal GuiaMais, que permite publicar, de maneira fácil e rápida, cupons de desconto que podem ser trocados em sua loja, física ou virtual.

E o GuiaMais Vantagens, um App que possibilita ao cliente acumular pontos a cada compra em seu estabelecimento e trocar esses pontos por produtos e serviços.

Duas ótimas opções para a estratégia de fidelização do seu negócio.

Agora que você conferiu nossas dicas, que são simples e de fácil implementação para qualquer tipo de empresa, acreditamos que você está preparado para trilhar o melhor caminho em direção à fidelização de seus clientes!

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