O comportamento do consumidor mudou bastante nos últimos anos. Mesmo quando exposto a mídias tradicionais como TV e rádio, quase sempre ele tem também em mãos um tablet, um smartphone. Portanto, para garantir a efetividade de sua comunicação, a grande maioria das empresas, nacionais e multinacionais, investe em mídia online.
Para entendermos melhor essa importância, basta analisarmos os números. Já somos a 5ª maior audiência digital do mundo! E nos tornaremos, em breve, a 4ª maior, ultrapassado o Japão e chegando a mais de 125 milhões de internautas. Esse é, sem dúvida, um número que você não pode esquecer quando pensamos em comunicação com o cliente.
E nesse cenário, a dúvida do pequeno e-commerce é: quando e como investir em divulgação online?
Mas quando?
Antes de investir, você deve analisar alguns pontos. Meu site é de fácil navegação? Os clientes conseguem encontrar facilmente o que procuram? As informações sobre produtos ou serviços são boas? As fotos dos produtos possuem qualidade? Outros fatores importantes são a rapidez no carregamento do site e a permanência no ar 100% do tempo (ou quase). Ou seja, é preciso estar seguro que problemas técnicos serão prontamente corrigidos quando surgirem; pois uma experiência ruim de navegação pode deixar a sensação de insegurança no site.
E os motivos para investir?
Investir em mídia online tem ótimo custo x benefício, ajuda a empresa a aumentar sua quantidade de e-consumidores e a mantem mais próxima de seus clientes. Além disso, as inúmeras possibilidades de segmentação e a total capacidade de mensuração dos resultados são fatores que a tornam ainda mais atrativa que as demais mídias.
De que forma e em quais canais investir?
Antes de iniciar o investimento é preciso fazer um planejamento. É nesse momento que são definidos objetivos e metas; como aumento das vendas, de novos clientes, se a prioridade é presença ou conversão etc. E para isso, analisar o mercado e a concorrência é essencial, assim como conhecer o cliente, entender seu comportamento e saber onde encontrá-lo.
Depois disso, e da definição do valor disponível para o investimento, é preciso decidir quais mídias são melhores para atingir esse público: campanhas em sites de busca, e-mail marketing, portais, redes sociais, blogs, etc.
E for fim, mensurar os resultados. Isso deverá ser constante. Essa é maneira mais segura de saber se o que está sendo feito funciona, se atinge o público da empresa, se fala sua linguagem. Enfim se o caminho que está sendo trilhado é o do sucesso.
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