lapis de diversas cores
Compartilhe:
Marketing

Significado das cores no marketing

Saiba como escolher as cores certas para a sua empresa


Muito mais que puro gosto ou design: as cores transmitem sensações e podem atrair ou afastar clientes do seu negócio. Por isso, antes de criar seu logotipo, site, cardápio, embalagem ou qualquer outro material visual da sua marca, é importante conhecer o significado das cores no marketing e escolher qual delas reflete melhor a sua empresa.

O que é a Psicologia das Cores?

A psicologia das cores ou significado das cores é o estudo que identifica e interpreta como as cores afetam nossas emoções.

Quando bem utilizadas, as cores podem estimular ou dificultar uma compra e, por isso, conhecê-las é fundamental para a criação do material visual para seu negócio.

Segundo o estudo “Impacto da Cor em Marketing (Impact of Color in Marketing)”, 90% dos julgamentos iniciais de produtos são baseados apenas na cor.

Como escolher a cor da sua empresa?

A cor certa é aquela que tem relação com o que sua empresa oferece. No estudo “Os Efeitos Interativos das Cores (The Interactive Effects of Colors)”, os pesquisadores descobriram que a cor mais assertiva é a que se adéqua melhor com aquilo que a empresa vende.

O significado das cores

Azul – Confiança, segurança, fiscalmente responsável e tranquilidade.

Cinza – Maturidade, segurança e estabilidade.

Amarela – brilho, calor e luz.

Laranja – Inovação, criatividade e ideias.

Vermelha – Amor, paixão, romance, energia e promoções (muitas marcas usam vermelho combinado com outras cores, para atenuar a energia transmitida por essa cor e não causar um efeito negativo).

Verde – Vida, crescimento, serenidade, natureza e dinheiro (a marca Land Rover usa o verde, por exemplo, para transmitir “liberdade ao ar livre”).

Roxo – Criatividade, inovador e inteligente. Além disso, pode transmitir calma e emoção.

Rosa escuro – luxuria, nobreza, sabedoria e dignidade. Quando é rosa claro, pode significar romance e delicadeza.

Branca – Esperança, limpeza, simplicidade, bondade, transparência e pureza.

Cores das grandes marcas

paleta de cores e significados, psicologia das cores

 

Aplicando as cores na sua identidade visual

Depois de escolher a cor ideal para a sua empresa, é necessário pensar na qualidade dos materiais que você vai criar. Para isso, conheça o serviço da GuiaMais de logotipo e identidade visual para pequenas e médias empresas.

2 Comentários
Compartilhe:

SOLICITE UMA CONSULTORIA GRATUITA

Marketing Digital para Pequenas e Médias empresas

Comentários (2)
  • JCD EFRIGERAÇÃO

    Achei interessante esta dica,não conhecia estes detalhes tão importante,vou começar a pensar e pesquisar mais sobre o assunto,.agradeço muito ao guia mais.

  • JCD REFRIGERACAO

    Achei interessante esta dica,não conhecia estes detalhes tão importante,vou começar a pensar e pesquisar mais sobre o assunto,.agradeço muito ao guia mais.

  • Deixe um comentário

    Assine nossa Newsletter

    Receba por e-mail nossas novidades e publicações.