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Marketing

Não deixe sua empresa fora das redes sociais!

Confira 05 dicas para ter sucesso nas redes sociais e conquistar muitos seguidores e fãs para o seu negócio


Em 2014 o Facebook alcançou a incrível marca de 89 milhões de usuários apenas no Brasil e de acordo com pesquisa feita pela PricewaterhouseCoopers, as redes sociais influenciam 77% da decisão de compra dos consumidores brasileiros. Mesmo assim, você considera desnecessário sua empresa estar em uma dessas redes?

Talvez o seu concorrente pense diferente e já esteja faturando, fidelizando e conquistando novos clientes por usar as redes sociais. Você não acha que também deve aproveitar as muitas oportunidades que esses canais podem criar para o seu negócio?

Nós sabemos o quanto é importante que sua empresa esteja presente nas redes sociais, por isso preparamos 05 dicas que vão ajudar seu negócio a aparecer de forma positiva e estratégica, e conquistar muitos fãs e seguidores nas redes.

1ª Dica: Escolha as melhores redes sociais para o seu negócio

Hoje existe uma infinidade de redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, Google+, Youtube, apenas para citar as principais. Na verdade cada uma dessas redes possui características próprias, como redes sociais do mundo real, que podem ou não ser interessantes para a sua empresa, podendo ser utilizadas sozinhas ou em conjunto para uma melhor efetividade e alcance do seu público-alvo. Veja abaixo um breve resumo de cada uma delas e faça sua escolha:

Facebook: A maior e mais completa rede social do mundo – apenas por essas duas razões é praticamente obrigatório que sua empresa esteja nele! O Facebook oferece diversas formas de se comunicar e ser assertivo ao atingir exatamente o seu público-alvo com uma infinidade de recursos como textos, vídeos, anúncios e promoções. E ainda conta com ferramentas nativas de gerenciamento e análise de dados da audiência da sua empresa no site, além de garantir total integração com a maioria das outras redes, replicando conteúdo e atuando em conjunto, de forma profissional.

Twitter: O microblog que permite postagens com no máximo 140 caracteres é um canal para mensagens mais concisas e direcionadas, ideal para recados rápidos ou chamadas para o conteúdo completo. E se você acha que o Twitter perdeu a relevância, saiba que ele possui um grande público fiel e que não deve ser deixado de lado na estratégia de marketing de sua empresa.

Instagram: A rede social mais famosa de compartilhamento de fotos possui uma vasta biblioteca de filtros, em que é possível tratar as imagens facilmente em alguns minutos no seu smartphone, ideal para empresas com produtos e conteúdo bem visuais como alimentos, roupas e entretenimento.

LinkedIn: A maior rede profissional do mundo, é assim que o LinkedIn se autointitula. Voltado especificamente para profissionais, ele possui um público muito mais selecionado, que deixa de lado o conteúdo de entretenimento, voltando seu interesse para informações e conteúdo de cunho técnico e profissional.

Google+: Apesar de ainda estar bem atrás, o concorrente direto do Facebook cresce assustadoramente. Em 2012 o Google+ se tornou a segunda maior rede social do mundo e, segundo estudo recente da Searchmetrics, já em 2016 vai ultrapassar a rede de Mark Zuckerberg em quantidade de compartilhamentos. O grande diferencial dessa poderosa ferramenta de marketing é a maior indexação de seu conteúdo pelo Google, que traz quase tudo o que há nela em seus resultados de busca, enquanto grande parte do conteúdo das outras redes sociais não é mostrada. Assim como o Facebook, o Google+ é indispensável para qualquer empresa.

Youtube: Carregue e compartilhe seus vídeos facilmente, é com esta premissa que o Youtube, comprado pelo Google em 2006, tornou-se o segundo maior buscador do mundo, perdendo apenas para o próprio Google, com o diferencial de trazer resultados muito mais engajados e visuais. Se sua empresa possui conteúdo em vídeo original, interessante e de qualidade, este é o seu lugar. Crie o quanto antes o seu canal no Youtube.

O interessante dessas redes é que todas possuem alguma ou total integração entre si, o que possibilita replicar conteúdo, assim você pode postar um vídeo no Youtube e automaticamente compartilhá-lo no Facebook, Google+ e Twitter, o que dá muito mais dinamismo e agilidade no gerenciamento das atividades de sua empresa nas redes sociais.

2ª Dica: Dê uma identidade, uma cara, bem definida para sua empresa nas redes sociais

É imprescindível que você crie uma “cara” para como sua empresa vai se portar e se comunicar com os clientes, mas como criar essa identidade? Olhando para sua própria empresa, analisando o segmento em que ela atua, o perfil de seus clientes ou admiradores, e incorporando isso em sua atuação nas redes sociais. Pense: se sua empresa é de tecnologia, falar de viagens é relevante para seu público? Provavelmente, não. Agora, e se sua empresa falar sobre toda a tecnologia envolvida em uma simples viagem de avião? Não há dúvidas de que é muito mais condizente e interessante para quem segue uma empresa de tecnologia receber esse tipo de conteúdo.

3ª Dica: Crie conteúdo de qualidade e esteja sempre presente

Dois dos maiores erros que ocorrem quando uma empresa entra nas redes sociais é criar conteúdo irrelevante para seu público ou ser ausente. O ideal é criar um cronograma de postagens com temas relevantes, que gostaria de tratar, cuidadosamente selecionados. A frequência deste conteúdo tende a variar de acordo com o seu segmento, mas o que não pode ocorrer é você deixar sua rede e seu público abandonados ou avessos às notícias e atualizações que estão bombando nas redes e que poderiam ser aproveitados em uma postagem altamente relevante para sua empresa. Esteja sempre antenado às últimas notícias: o jornal de hoje embrulha o peixe de amanhã.

4ª Dica: Atenda bem seus clientes

Nas redes sociais tudo ocorre dinamicamente e em uma velocidade impressionante, sendo assim, uma reclamação tende a ter muito mais relevância e exposição do que em outros meios. É primordial que exista um atendimento efetivo o quanto antes, lembre-se: uma reclamação resolvida e bem atendida não só deixa o seu cliente satisfeito, como transforma um possível problema da sua empresa em uma vitrine de como você se preocupa e trata com excelência seus clientes.

5ª Dica: Ouse

Use e abuse da sua criatividade, saia da caixa! Sempre busque, de alguma forma, trazer seu público para junto de você, participando das ações, comentando, curtindo e engajando, afinal você está em uma rede social: nunca se feche. Mas, tenha bom senso: ouse para o bem, o que fazemos na vida social virtual ecoa no mundo real.

Incluir sua empresa em uma rede social traz inúmeros benefícios e uma visibilidade impressionante, mas para ser bem sucedido é necessário muito trabalho e responsabilidade. A regra principal é: não deixe de estar presente. Fazer parte da vida do seu público de forma positiva está diretamente ligado ao sucesso de sua empresa.

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