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Marketing

Investindo em marketing

Investir na consolidação da marca é essencial para conquistar espaço na memória do cliente. Por isso, listamos algumas ideias, dadas por especialistas, para você aproveitar cada centavo aplicado em marketing...


Investir na consolidação da marca é essencial para conquistar espaço na memória do cliente. Por isso, listamos algumas ideias, dadas por especialistas, para você aproveitar cada centavo aplicado em marketing:

1 – Escolha a dedo o público-alvo de suas campanhas
Segundo Tiezzi Plessmann (professor de marketing do Ibmec São Paulo), atirar para todos os lados dilui recursos e reduz a eficácia da ação. Por isso, é importante focar esforços na clientela mais rentável. Para identificá-la, o especialista recomenda identificar quais os clientes mais frequentes, os mais recentes, aqueles com maiores gastos e os que compram produtos variados.

2 – Acerte nos brindes
Para evitar que bonés e camisetas distribuídos acabem esquecidos numa gaveta, Paulo Cunha (professor de planejamento de comunicação da ESPM) sugere que, junto ao seu logotipo, sejam escritas frases bem-humoradas. Outra opção, mais séria e convencional, mas bastante eficiente, é defender uma causa que tenha apelo ao público de seu negócio – e na qual você realmente acredite.

3 – Apareça em publicações especializadas
Uma forma de ganhar visibilidade e credibilidade para seu negócio é se oferecer como fonte de informações para reportagens sobre seu setor. Dessa forma, você pode ganhar status de autoridade na área de atuação de sua empresa.

4 – Acrescente um slogan na sua assinatura de e-mail
Uma pequena frase logo após o logotipo ajuda a consolidar a marca entre os leitores de seus e-mails. Tome o cuidado de não usar textos longos e imagens pesadas.

5 – Ouça os clientes antigos
Sempre que possível, procure seus clientes para agradecer a compra e pedir opinião sobre produtos ou serviços. Com isso, além de ganhar informações para o aprimoramento de seu negócio, você demonstra que está atento ao que os consumidores têm a dizer. Depois disso, mantenha-os informados sobre as sugestões que forem implementadas.

Ouvir sugestões

Fonte: http://revistapegn.globo.com/


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