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Marketing

Importância das redes sociais para PMEs

As redes sociais são utilizadas para diversos fins. Interligam pessoas, disseminam informações e mais recentemente têm servido como ferramenta de comunicação para reunir grandes quantidades de pessoas em eventos de grandes proporções e repercussão nacional. Mas as mídias sociais também têm sido utilizadas, e com sucesso, nos negócios.


As mídias sociais são utilizadas, na maioria das vezes, para estabelecer um relacionamento entre a empresa e consumidores, para gerar e manter reputação perante esse público, e, ao mesmo tempo, para fortalecer a marca, seus produtos e serviços. Por esse motivo, é uma ferramenta para ser utilizada no planejamento estratégico da empresa.

Para uma comunicação efetiva, é preciso conhecer o público da empresa e tentar entender seus hábitos e comportamento. A partir desse entendimento é que são geradas as diretrizes, de acordo a estratégia de negócio da empresa, sempre com objetivo de fidelizar o cliente e gera mais negócios.

No Brasil, os principais canais de relacionamento utilizados pela empresas são o Facebook, o Twitter e o Linkedin. Todos com características e fins diferentes. Temos ainda o Google Plus, porém, utilizado ainda em menor escala e, portanto, menor efetividade até o momento.

Como as mídias sociais são meios de comunicação que permitem total interação, muitas vezes o usuário se manifesta ativamente sobre marcas, produtos e serviços, expressando sua avaliação, positiva ou negativamente, e expondo sua opinião para muitos outros usuários. Por esse motivo é essencial aprender a conversar com esse público, sempre transparecendo o interesse da empresa em compreender o consumidor insatisfeito e ajuda-lo a solucionar o problema.

Porém, os resultados desse relacionamento gerado pelas redes sociais podem ser mensurados a curto ou longo prazo. Tudo depende do tipo de negócio da empresa. Se for um e-commerce, anunciando seus produtos, o resultado nas vendas é sentido rapidamente.

Em resumo, as mídias sociais são importantes ferramentas de marketing, e, ao transmitir uma boa imagem da marca e oferecer conteúdo relevante, sempre priorizando a interação com o cliente, uma empresa pode obter bons resultados.

Interação-empresa-com-consumidores

Abaixo um pouco das características das redes sociais citadas acima:

Facebook

É uma das maiores redes sociais do mundo, com cerca de 1,4 bilhão de usuários ativos. Desse total, 890 milhões estão ativos diariamente. Só no Brasil, até o agosto de 2014 o número de usuários ativos passava de 89 milhões. Esta rede permite muitas interações. É possível fazer enquetes junto aos usuários, enviar mensagens específicas para comunidades, segmentar por sexo, idade etc. Para fazer parte da rede, que é gratuita, basta fazer o cadastro, como pessoa física, como negócio. O Facebook permite receber retorno direto dos clientes sobre serviços e produtos, e também gera estatísticas completas de audiência na página da empresa.

Linkedin

É uma rede que cria uma conexão entre profissionais de diversos ramos de atividade. Gratuita, é também utilizada como um canal para promover trabalhos autônomos ou contratar profissionais. Ao efetivar o cadastro, o usuário disponibiliza seus dados, semelhante a um currículo online. Quando se trata de empresa, é possível acrescentar um histórico contando a mesma faz, quais são seus produtos e outras características relevantes.

Twitter  

É uma rede social diferente das demais, pois não cria comunidades nem exige aprovação para as solicitações de amizade. O cadastro também é efetuado gratuitamente e é possível criar um perfil pessoal ou empresarial. Para criar uma rede de relacionamentos, basta seguir outros perfis que forem interessantes. O texto da mensagem pode ter, no máximo, 140 caracteres e aparecerá tanto na página da própria empresa como na de todos os seus seguidores. Esta ferramenta pode ser usada na divulgação de novos produtos, em ofertas de preço e até para conhecer parceiros e fornecedores.


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