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Marketing

Mensure seus resultados na web (parte I)

Conheça o Google Analytics, a principal ferramenta para monitoramento do tráfego do seu site


Entre os inúmeros benefícios que uma loja virtual possui frente a uma loja física, sem nenhuma dúvida um dos maiores é a possibilidade de mensurar todos os dados e variáveis de sua audiência de forma simples, clara e objetiva, afinal apenas com dados consistentes é possível fazer mudanças e melhorias em seu negócio.

“Se você não pode mensurar, você não pode melhorar.” Peter Drucker

Mas é preciso muita atenção, em virtude da grande quantidade de dados e variáveis, o benefício pode se tornar inútil ou mesmo prejudicial se você não souber como analisar e extrair das informações novas estratégias e benefícios para sua empresa.

Como mensurar os dados de acesso ao seu site ou loja virtual?

A melhor forma de medir esses dados é oferecida pelo Google, que disponibiliza uma ferramenta chamada Google Analytics, a principal e mais conhecida ferramenta de web analytics do mundo, que no seu plano gratuito já oferece uma enorme gama de possibilidades para sites de qualquer porte.

A instalação é bem simples, bastando colar uma tag de acompanhamento, em um local específico, em todas as páginas do site. A partir daí, o tráfego que seu site receber começará a ser replicado em números e dados dentro do Google Analytics.

Mas… O que mensurar?

O maior dilema quando se está mensurando os dados de um website é saber o que levar em conta. Como decidir quais dados têm real importância para o negócio daquele site? Isso depende de cada caso e de cada site. Uma mesma página na internet pode ter inúmeros objetivos ou estar focada em conseguir uma determina ação do usuário. Se pensarmos em uma loja virtual, qual o foco principal? Vender, com certeza! Neste caso, é essencial dar atenção especial às métricas que podem ajudar a aumentar e aprimorar as vendas.

Mas, independente do objetivo do seu site, alguns dados são primordiais e importantes para todos eles. Veja os principais:

Visualizações de páginas: Contabiliza cada vez que uma página do seu site é visualizada. Mesmo que isso aconteça repetidas vezes, pela ação de um mesmo usuário, todas elas serão computadas.

Sessões: Talvez seja o dado mais importante, já que não é interessante que o internauta apenas visualize sua página, é importante que ele interaja com seu site. Essa métrica contabiliza todas as vezes que um usuário efetivamente se engajou em seu site, clicando, interagindo, efetuando ações. Como um agrupamento de informações, todas essas interações são contabilizadas como uma sessão.

Taxa de rejeição: É contabilizada, percentualmente, cada vez que um visitante entrou em um site por uma página e saiu dele por essa mesma página, sem visitar nenhuma outra página do site. Alguns números trazidos por esta métrica podem assustar em um primeiro momento, mas é importante saber que altas taxas de rejeição podem ser tidas como normal em determinados casos, como na medição de uma Landing Page, por exemplo, site de página única, em que não há outro destino para o usuário que não a página de conversão.

Origem do tráfego: De onde está vindo sua audiência: de campanhas de busca paga, visitas diretas, busca orgânica ou sites que referenciam o seu site? A partir deste dado você consegue planejar diversas estratégias e mudanças em seu site ou suas campanhas de marketing digital.

Páginas de destino: Quais são as páginas de destino mais visitadas do seu site? Essa métrica traz essa informação.

Além de todas essas informações, há também diversas outras, que se referem aos usuários e são muito importantes para analisar suas ações: De qual região geográfica são os acessos? Seu site é mais visitado por desktop, tablet ou smartphones e, de que tipo são estes dispositivos? Quais os navegadores utilizados para visitar o seu site? Entre outros dados que acabam por definir o comportamento do seu público.

O Google Analytics é uma ferramenta completa, que oferece a possibilidade de mensurar de forma detalhada todo o tráfego de suas páginas na internet, por isso, no próximo post continuaremos a mostrar a você todas as métricas geradas pela ferramenta. Fique de olho!

Conheça as soluções de marketing digital do GuiaMais: todos os nossos sites, lojas virtuais e campanhas de links patrocinados têm integração com o Google Analytics, o que garante que você receberá relatórios mensais para acompanhar o desempenho de seu site e campanhas.

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