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Marketing

E-commerce: 5 tendências que prometem bombar em 2020

Sua empresa tem acompanhado a evolução do e-commerce? A cada instante surgem novas plataformas, ferramentas e tecnologias com a missão de melhorar a experiência do cliente no comércio eletrônico, aumentar as vendas e otimizar tempo.


Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), pela primeira vez o faturamento do e-commerce brasileiro deve ultrapassar a casa dos R$ 100 bilhões. A estimativa é que as vendas online gerem R$ 106 bilhões, crescimento de 18% em relação a 2019. 

Ainda de acordo com a ABComm, o Brasil terá 135 mil lojas virtuais ativas até o fim do ano, a maioria micro e pequenas empresas (PMEs).

A previsão é que 37% das transações sejam feitas por smartphone e que os marketplaces responderão por 38% de todas as vendas.

Se você é varejista, é importante que a sua empresa esteja de olho no mercado virtual. Neste artigo, listamos as 5 tendências mais promissoras para o e-commerce em 2020. Confira!

Tendências do e-commerce para o seu negócio!

1 – Mobile

Ter um sistema de vendas responsivo, como um site, para dispositivos móveis é essencial nos dias de hoje. Segundo os dados da ABComm, em 2018 as compras por smartphones e tablets ultrapassaram a quantidade de aquisições feitas pelo computador: 53,8% contra 46,2%.

Os apps também têm se mostrado uma grande oportunidade de mercado.

2 – Pesquisa por imagem

Esqueça o texto. Os consumidores querem imagem. A pesquisa por foto é uma excelente alternativa para usuários que buscam praticidade para tomar alguma decisão. Sendo assim, 

trabalhe bem as estratégias de SEO para o uso correto de palavras-chave ao nomear as imagens e suas descrições, além de uma imagem em alta resolução.

3 – Chatbots

O Chatbot é um robô que gerencia trocas de mensagens simulando uma conversa humana 24 horas por dia, 7 dias da semana, com diversos clientes ao mesmo tempo. Em média, os usuários conseguem resolver suas dúvidas em dois minutos. Ou seja, atendimento ágil e eficiente.

4 – Omnichannel

Omnichannel é uma estratégia que aumenta a experiência do cliente por meio da interação entre todos os pontos de contato da sua empresa com ele, seja online ou de forma física.

Seu objetivo é aumentar a integração dos processos de compra, potencializado a experiência do consumidor em mais de um canal da sua loja, ajudando-o na tomada de decisão.

5 – Realidade aumentada

A realidade aumentada é uma excelente maneira de oferecer experiências de compra. Por meio dela, o cliente terá contato com seu produto de forma virtual e se sentirá mais confiante para realizar uma ação no e-commerce. Com isso, você engaja consumidores, agiliza o processo de decisão de compras e aumenta as vendas.

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