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Marketing

Aprenda a criar um e-mail marketing eficiente para atrair mais clientes

Saiba como criar um e-mail marketing que facilite a comunicação entre sua empresa e o cliente, aumentando as chances de novos negócios.


Com o avanço e consolidação das redes sociais, o e-mail passou a ser utilizado mais para negócios. Já reparou como sua caixa de entrada fica cheia de ofertas e oportunidades toda manhã? Isso se chama e-mail marketing.

Mas para sua campanha de e-mail marketing se destacar e se transformar em excelentes negócios, é preciso ter uma boa estratégia. Caso contrário, vai ser mais um em meio a dezenas que chegam e são ignorados pelo usuário. Ou seja, desperdício de tempo, esforço e dinheiro.

Então quer saber como criar uma campanha de e-mail marketing que as pessoas vão prestar atenção e realmente realizar a ação que você deseja? A seguir, separamos algumas dicas para você atingir seu cliente de forma eficiente. Confira!

1 – Invista na qualidade de sua base de e-mails

Quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade. Além do endereço de e-mail, procure conhecer também outros dados do cliente, como o nome, por exemplo. Quanto mais personalizado o e-mail, mais chance de ser aberto e lido.

2 – Seja objetivo

Lembre-se, seu e-mail marketing concorre com muitas outras mensagens enviadas diariamente. Por isso, seja objetivo e procure atrair o leitor em poucos segundos, com um título bem elaborado.

3 – Seja relevante

Faça uma análise dos links clicados pelos destinatários para identificar grupos de interesse. Se houver públicos bem distintos, você pode segmentar sua base de dados para criar e-mails mais relevantes e efetivos para quem os recebe.

4 – Promova interação

Permita que o cliente perceba esse canal como uma possibilidade de interação com sua empresa, seja por e-mail, telefone ou outra forma de contato. Se for interessante, sugira também a indicação de amigos.

5 – Permita que o cliente possa optar por não receber mais e-mails

Em todos os e-mails que enviar, disponibilize a opção de cancelar o cadastro. Isso evita que você encaminhe suas mensagens às pessoas que não têm mais interesse em recebê-las.

6 – Cuidado com o tamanho dos arquivos

Não exagere no tamanho das imagens ou anexos pesados. Isso diminui a abertura e a efetividade. Se necessitar realmente disponibilizar arquivos grandes, gere e envie apenas um link que direcione a esses arquivos.

7 – Trabalhe a frequência

O envio de e-mails em excesso pode associar uma imagem negativa à sua empresa. Envios semanais/quinzenais são os mais indicados para manter sua empresa ativa na memória do cliente sem se tornar incômoda.

8 – Mensure o resultado do envio do e-mail marketing

Além da divulgação, o e-mail marketing é uma ferramenta do marketing digital para conhecer melhor o cliente. Com ele, além de manter o relacionamento nos intervalos entre as compras, é possível também identificar as preferências de sua clientela. Você pode fazer testes, enviando mensagens diferentes para grupos distintos, e comparando o retorno obtido e efetividade de cada uma. O importante é mensurar e entender os resultados para conhecer melhor seu público.

9 – Fuja do anti-spam

As mensagens passam por um filtro anti-spam ao chegar aos provedores. Através desse filtro, as palavras utilizadas em seu e-mail são ranqueadas e pontuadas e, dependendo da pontuação atingida, a mensagem é considerada lixo (spam) e não é entregue aos destinatários. Para não acontecer isso, faça testes enviando a mensagem a poucas pessoas, com endereços de provedores diferentes. Se não voltarem, a mensagem pode então ser enviada ao restante do grupo.

Essas dicas foram valiosas para você? Deixe aqui seu comentário!

Renato Fontes

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