Compartilhe:
Marketing

Dicas para um e-mail marketing eficiente

Um e-mail marketing bem feito consegue ser efetivo e oferecer uma alta taxa de retorno. E como pode ser mensurado, possibilita o entendimento da comunicação mais efetiva para cada público.


O e-mail marketing continua a ser uma ferramenta muito útil para os empreendedores.

Ele proporciona as mesmas oportunidades tanto a pequenas quanto a grandes empresas, e, graças à possibilidade de mensuração dos resultados, consegue mostrar sua efetividade e ainda propiciar o entendimento do que se deve, ou não, utilizar nas próximas mensagens, enfim, consegue traçar um perfil do seu público e o que mais lhe desperta interesse.

Para isso, é preciso sempre estar atento à qualidade das ações e à relevância das mensagens que serão enviadas. A seguir, algumas dicas para atingir seu cliente de forma eficiente:

– Invista na qualidade de sua base de e-mails
Quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade. Além do endereço de e-mail, procure conhecer também outros dados do cliente, como o nome, por exemplo. Quanto mais personalizado o e-mail, mais chance de ser aberto e lido.

relevancia-e-frequencia-no-envio-do-email

– Seja sempre objetivo
Lembre-se, seu e-mail concorre com muitas outras mensagens enviadas diariamente. Por isso, seja objetivo e procure atrair o leitor em poucos segundos, com um título bem elaborado.

– Seja relevante
Faça uma análise dos links clicados pelos destinatários para identificar grupos de interesse. Se houver públicos bem distintos, você pode segmentar sua base de dados para criar e-mails mais relevantes para quem os recebe, e consequentemente, mais efetivos.

– Promova a interação
Não se prenda apenas a fornecer informação, ou seja, a enviar mensagens. Permita que o cliente perceba esse canal como uma possibilidade de interação com a empresa, seja por e-mail, telefone ou outra forma de contato. Se for interessante, sugira também a indicação de amigos.

– Permitir que o cliente possa optar por não receber mais e-mails
Em todos os e-mails que enviar, disponibilize a opção de descadastro. Isso evita que você encaminhe suas mensagens a pessoas que não têm mais interesse em recebê-las, e que sua empresa seja associada à prática de spam.

– Cuidado com o tamanho dos arquivos
Não exagere no tamanho das imagens ou anexos pesados. Isso diminui a abertura e a efetividade. Se necessitar realmente disponibilizar arquivos grandes, gere e envie apenas um link que direcione a esses arquivos.

– A frequência é importante
O envio de e-mails em excesso pode associar uma imagem negativa à sua empresa. Envios quinzenais, ou até mesmo semanais, são os mais indicados para manter sua empresa ativa na memória do cliente sem se tornar incômoda.

– Mensure o resultado de sua mensagem
Além da divulgação, o e-mail marketing é uma ferramenta para conhecer melhor o cliente. Com ele, além de manter o relacionamento nos intervalos entre as compras, é possível também identificar as preferências de sua clientela. Você pode fazer testes, enviando mensagens diferentes para grupos distintos, e comparando o retorno obtido e efetividade de cada uma. O importante é mensurar e entender os resultados para conhecer melhor seu público.

– Como fugir do anti-spam
As mensagens passam por um filtro anti-spam ao chegar aos provedores. Através desse filtro, as palavras utilizadas em seu e-mail são ranqueadas e pontuadas, e dependendo da pontuação atingida, a mensagem é considerada lixo (spam) e não é entregue aos destinatários. Se possível, faça testes enviando a mensagem a poucas pessoas, com endereços de provedores diferentes. Se não voltarem, a mensagem pode então ser enviada ao restante do grupo.

A Akna relacionou palavras e expressões consideradas negativas. Veja aqui essa listagem e evite utilizá-las em suas mensagens.


O GuiaMais oferece soluções digitais para micro, pequenas e médias empresas, conectando-as a seus clientes. Entre essas soluções estão o GuiaMais.com, maior site de busca por serviços e estabelecimentos do Brasil; desenvolvimento de sites e lojas virtuais, que integram conteúdo de qualidade e funcionalidades exclusivas; consultoria em SEO; páginas de cupons de desconto; GuiaMais Vantagens, para fidelização de clientes; e também o gerenciamento de campanhas de links patrocinados e redes de display. Além do PME, com conteúdo de interesse do micro empreendedor, atuamos com outro canal de conteúdo, o Dicas GuiaMais, com informações diversas destinadas ao público em geral, com o GuiaMais Turismo, um guia de viagem completo, disponível na web e em aplicativo para smartphones e ainda com o Viva Cupom, que disponibiliza os melhores descontos dos grandes varejistas online.
Seja o primeiro a comentar
Compartilhe:

SOLICITE UMA CONSULTORIA GRATUITA

Marketing Digital para Pequenas e Médias empresas

Deixe um comentário

Assine nossa Newsletter

Receba por e-mail nossas novidades e publicações.