Compartilhe:
Marketing

Cupom de desconto – sua empresa já fez?

Cupom de desconto tem demonstrado ser uma excelente ferramenta para que micro, pequenas e médias empresas divulguem sua marca, seus produtos, e maximizem suas vendas, de forma barata e eficaz.


Há algum tempo, para obtermos descontos em compras era preciso recortar jornais, revistas ou então guardar panfletos. Isso, até surgirem os cupons virtuais, que vieram para simplificar esse processo. Nesses cupons são gerados códigos alfa numéricos, gratuitos, e os descontos são disponibilizados diretamente na compra de produtos ou serviços de diversos sites, ou em alguns casos, podem ser utilizados no próprio estabelecimento.

Mas e para as empresas, por que é interessante esse tipo de divulgação?

Por diversos motivos, entre eles:

– A empresa controla a duração da campanha, que pode ser de horas, dias, semanas ou meses, controla também a quantidade de cupons que deseja disponibilizar, o valor do desconto e as demais regras de utilização estabelecidas

– O custo-benefício desse tipo de divulgação é excelente

– É simples e perfeitamente possível mensurar os resultados da promoção

– É uma ótima forma de gerenciar estoques, reduzindo a quantidade do que estiver parado

– Porque a experiência positiva que o cliente tem durante a compra também se reflete na imagem da própria marca, possibilitando novas compras

– O cliente se sente beneficiado, pois consegue efetuar a compra e ainda ficar dentro de seu orçamento, garantindo sua satisfação

– Se o desconto for bom, o consumidor indica a outras pessoas, atraindo novos consumidores

– Além de agradar os clientes atuais, este tipo de promoção estimula a adesão de novos, aumentando a base de clientes da empresa

Ou seja, esse tipo de promoção é interessante porque possibilita a fidelização dos clientes, reduz o investimento em marketing e ainda alavanca vendas.

satisfacao-do-cliente-comprando-com-desconto

Por todos esses benefícios, as parcerias estão sendo cada vez mais aceitas e procuradas pelas empresas. E como são vários os benefícios gerados, todos ganham: cliente, empresa e parceiro.

Para obter bons resultados, é importante que a empresa conheça seu público e identifique suas necessidades. Isso torna mais fácil a escolha da vantagem a ser oferecida. E com a ajuda de parcerias, a empresa consegue ainda entender o comportamento de seus clientes, pois é possível realizar testes e assim saber quais tipos de cupons mais agradam.

Muitos fatores devem ser levados em conta ao definir o objetivo da campanha: se será uma ação de marketing ou se deverá gerar lucro; se servirá para fidelizar clientes ou para apresentar novos produtos. Essas definições servirão também para ajustar a duração da campanha: para gerar vendas e conquistar clientes, por exemplo, o ideal é uma promoção rápida, de no máximo um mês. Já para lançamento de produtos, o prazo pode se estender para até 90 dias.

Em resumo, antes de qualquer definição é importante analisar o impacto financeiro da campanha. A partir daí, devem ser ofertados descontos que não comprometam a rentabilidade, que obedeçam prazos estabelecidos e que sejam comunicados de forma a atingir o público-alvo. Vale utilizar as redes sociais para ajudar nessa divulgação, pois além dos próprios seguidores, a empresa consegue também atingir um grupo maior de usuários. Os links patrocinados também são uma boa opção, uma vez que exibem a promoção para pessoas que estão justamente procurando por produtos ou serviços que a empresa está oferecendo. E uma outra maneira, também bastante eficaz e até mais certeira de garantir a boa exposição dos cupons,  é contar com a divulgação feita por parceiros, que, por  já possuírem um público cativo, garantem a boa audiência através de ações como e-mail marketing, por exemplo.

Desta forma, a promoção se torna uma ferramenta eficiente e barata, ideal para que micro, pequenas e médias empresas divulguem sua marca e seus produtos, e também maximizem suas vendas.


O GuiaMais oferece soluções digitais para micro, pequenas e médias empresas, conectando-as a seus clientes. Entre essas soluções estão o GuiaMais.com, maior site de busca por serviços e estabelecimentos do Brasil; desenvolvimento de sites e lojas virtuais, que integram conteúdo de qualidade e funcionalidades exclusivas; consultoria em SEO; páginas de cupons de desconto; GuiaMais Vantagens, para fidelização de clientes; e também o gerenciamento de campanhas de links patrocinados e redes de display. Além do PME, com conteúdo de interesse do micro empreendedor, atuamos com outro canal de conteúdo, o Dicas GuiaMais, com informações diversas destinadas ao público em geral, com o GuiaMais Turismo, um guia de viagem completo, disponível na web e em aplicativo para smartphones e ainda com o Viva Cupom, que disponibiliza os melhores descontos dos grandes varejistas online.

 

Seja o primeiro a comentar
Compartilhe:

SOLICITE UMA CONSULTORIA GRATUITA

Marketing Digital para Pequenas e Médias empresas

Deixe um comentário

Assine nossa Newsletter

Receba por e-mail nossas novidades e publicações.