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Marketing

Catálogo de produtos: como montá-lo?

Veja nossas 04 dicas para montar um catálogo de produtos que ajude nas vendas da sua loja virtual


Você sabe o quanto é chato entrar em uma loja para comprar algum produto, uma roupa, por exemplo, escolher o modelo, a cor, e não conseguir encontrar, sozinho, o seu número. Além de ficar irritado, você pode acabar desistindo da compra por conta desse contratempo, mesmo que, nas lojas físicas, para te ajudar, haja os vendedores, que auxiliam a encontrar a peça que você deseja.

Agora, imagine não encontrar o que você procura em uma loja na internet!? Um ambiente virtual, onde você não pode contar com a ajuda de um vendedor. A situação é muito mais complicada…

Um dos maiores desafios para quem quer ter uma loja virtual é mostrar seus produtos de forma confortável e fácil para os usuários e potenciais compradores, pra que eles consigam encontrar, sem complicações, exatamente o que buscam e precisam.

Para superar esse problema, é necessário que o e-commerce tenha uma organização eficaz, intuitiva e seja de fácil navegação, já que nele, diferente de uma loja física, não há vendedores ou gerentes para tirar as dúvidas dos consumidores.

No post anterior nós falamos sobre design e usabilidade e agora, para facilitar a vida do seu cliente e impedir que você perca vendas, vamos dar 04 dicas de como ter um catálogo de produtos que chame a atenção e leve o usuário com facilidade ao que ele procura. Confira!

01. Separe seus produtos em grupos com características parecidas

Cada produto possui características próprias, use isso para formar grupos que tenham produtos com as mesmas características. Exemplo, uma TV não pode ficar no mesmo grupo de uma geladeira.

02. Separe grupos de consumo

Verifique os produtos que podem ser comprados juntos, por exemplo: TV e Blu Ray (eletroeletrônicos); geladeira e fogão (eletrodomésticos)… E forme grupos. Dessa forma, você aumenta suas chances de vender mais de um item para o mesmo cliente.

03. Produtos com conteúdo

A grande diferença de uma loja na internet para uma física é que ela é virtual, não existe no mundo real, e os clientes não podem tocar, cheirar nem provar os produtos vendidos nela.  Então quanto mais informações ele tiver sobre o que é exposto ali, melhor.

Crie conteúdo de qualidade para cada produto, descreva, com o máximo de detalhes, suas funcionalidades. Se possível, agregue imagens e vídeos demostrando a utilização do que está sendo vendido. Isso fará com que seus clientes tenham mais segurança na hora da compra.

04. Tenha uma busca eficaz

Ter uma caixa de busca em um lugar bem visível é muito importante, para que o cliente saiba que pode encontrar, por ali, o que está procurando. Após a busca, o ideal é que os itens apareçam de forma organizada, com a possibilidade de filtragem, o que facilita a vida do usuário.

Em um mercado que cresceu 24% e vendeu 35,8 bilhões no último ano, e prevê expansão de 20% e faturamento de 43 bilhões em 2015, você tem motivo de sobra para repaginar sua loja e começar a ver a diferença no seu bolso.

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