Compartilhe:
Inovação

As 7 melhores cidades para empreender no Brasil

Está pensando em abrir o próprio negócio? Conheça os sete melhores municípios do Brasil para você abrir uma empresa. Confira o ranking!


Seja físico ou virtual, empreender no Brasil não é nada fácil, ainda mais agora com a pandemia do novo coronavírus (covid-19). Apesar das inúmeras dificuldades que podem atrapalhar você de abrir o próprio negócio, algumas cidades do país são muito mais propensas a investimentos do que outras.

Mas o Brasil tem 26 Estados e um Distrito Federal. Por isso, antes de querer sair abrindo portas por aí, saiba que existem critérios que você deve analisar para acertar na escolha. Avaliar os pontos fortes e fracos do lugar é fundamental para descobrir uma boa oportunidade.

Para ajudar você nessa tarefa, a Endeavour criou o Índice de Cidades Empreendedoras. Ela realiza o mapeamento das melhores localidades para o desenvolvimento de uma nova empresa. A partir de notas de 0 a 10, o estudo avalia alguns indicadores que têm impacto direto no seu negócio, entre eles:

  • Ambiente regulatório
  • Agilidade na condução do processo de abertura de uma empresa
  • Incentivo fiscal e jurídico
  • Infraestrutura da região e a condição urbana e logística
  • Cenário econômico e as oportunidades do mercado
  • Cultura empreendedora da área
  • Acesso a capital e fundos de financiamento
  • Presença de mão de obra qualificada

Confira agora quais são as 7 melhores cidades do Brasil para empreender e os motivos segundo o último estudo, de 2017.

1. São Paulo (SP) – nota 8,49

Por ter um dos maiores PIB (Produto Interno Bruto) do mundo e por ser o principal centro financeiro, corporativo e mercantil do país, não é novidade São Paulo liderar esse ranking. A cidade tem grande mão de obra, acesso às principais rotas aeroviárias mundiais, às principais redes de informação, assim como sedia filiais de importantes empresas internacionais, além de importantes instituições financeiras.

2. Florianópolis (SC) – nota 8,17

Em segundo lugar aparece Florianópolis. De acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), a capital catarinense concentra o maior número de startups do Brasil, quando analisado em relação à população. Além de mão de obra especializada e condições urbanas favoráveis, as empresas que se instalam lá recebem apoio do poder público para desenvolver um ambiente de negócio inovador e uma cultura empreendedora.

3. Vitória (ES) – nota 7,30

Segundo o estudo, a capital do Espírito Santo é considerada uma das melhores cidades para empreender no Brasil por conta da facilidade no processo de abertura e regularização do negócio, principalmente. A cidade recebe investimento público em inovação e incentivo à juventude empreendedora.

4. Curitiba (PR) – nota 7,11

A capital do Paraná aparece em quarto lugar devido à oferta de capital humano, fator essencial para o crescimento da empresa em médio e longo prazo. Além disso, a desburocratização de serviços por parte da prefeitura é um dos principais motivos para a cidade ocupar essa posição no ranking.

5. Joinville (SC) – nota 7,01

Segundo a pesquisa da Endeavor, a cidade de Santa Catarina se destaca pela rapidez no andamento de processos e pelo índice competitivo em custo de impostos e incentivos ligados à complexidade tributária, atraindo o empresário que busca um ambiente regulatório favorável. Além disso, Joinville consegue reunir a conectividade e infraestrutura de uma grande capital a uma qualidade de vida acima da média nacional.

6. Rio de Janeiro (RJ) – nota 6,73

Embora sofra com graves problemas de segurança pública, o Rio de Janeiro ainda é considerado um bom lugar para abrir uma empresa. A cidade possui público aberto a ideias inovadoras, grande potencial turístico e, claro, disponibilidade de capital humano.

7. Campinas (SP) – nota 6,70

Por conta da sua infraestrutura, Campinas, no interior de São Paulo, é o único município que conquistou uma posição nas 7 melhores cidades para empreender no Brasil. Segundo o estudo, Campinas apresenta o maior PIB do interior, o que desperta o interesse de empreendedores e investidores. 

Ficou inspirado para abrir uma empresa em alguma dessas cidades? O Sebrae te ajuda! 

Renato Fontes

Seja o primeiro a comentar
Compartilhe:

SOLICITE UMA CONSULTORIA GRATUITA

Marketing Digital para Pequenas e Médias empresas

Deixe um comentário

Assine nossa Newsletter

Receba por e-mail nossas novidades e publicações.