Compartilhe:
Inovação

ALI – Programa de inovação para MPEs

Micro, pequenas e médias empresas muitas vezes têm dificuldades em encontrar soluções que impactem na melhoria de seus produtos e processos, ou que auxiliem na identificação de novos mercados. E isso pode por em risco a sobrevivência dessas empresas. Os Agentes Locais de Inovação (ALI) ajudam nesse sentindo, entendendo o problema, propondo ações inovadoras e ainda fazendo o acompanhamento gratuito das ações implementadas.


Desde 2010, empresários de empresas de pequeno porte de alguns estados brasileiros contam com um programa do Sebrae que tem como objetivo auxiliar as MPEs a aumentar a participação na economia brasileira, consolidando posições no mercado interno e assegurando maior participação no mercado internacional. O Programa ALI – Agentes Locais da Inovação, é uma iniciativa inovadora viabilizada graças a um acordo de cooperação técnica entre o Sebrae e o CNPq.

O Sebrae seleciona profissionais interessados em atuar como agentes de inovação e os capacita para auxiliar as micro e pequenas empresas a implantar ações para aumentar a competitividade e inovação.

Por um período de 30 meses, esses profissionais recebem uma bolsa do CNPq.  Para ser um agente de inovação, os profissionais precisam ter formação superior de até três anos, não ter vínculo empregatício ou bolsa de estudo, possuir currículo lattes cadastrado no CNPq e ter disponibilidade integral para o período da capacitação.

Os Agentes Locais de Inovação (ALI) visitam os empreendimentos, apresentam soluções e oferecem respostas às demandas do negócio. As mudanças geram impacto direto na gestão empresarial, na melhoria de produtos e processos e na identificação de novos nichos de mercado para os seus produtos. O programa possui as seguintes etapas:

Sensibilização – momento em que a empresa tem contato com a proposta do Programa ALI.

Adesão – momento em que a empresa formaliza seu compromisso com o Programa ALI.

Diagnóstico Empresarial – preenchimento pelo ALI, junto ao empresário, do Diagnóstico Empresarial.

Radar da inovação – preenchimento pelo ALI, junto ao empresário, do Radar da Inovação.

Devolutiva – elaborada pelo ALI, a devolutiva é resultado da análise dos dados e evidências coletadas no Diagnóstico Empresarial e do Radar da Inovação.

Matriz Fofa +  Plano de Ação – após a entrega da devolutiva, o ALI deverá elaborar a Matriz Fofa e o Plano de ação juntamente com o empresário. Este plano  deverá conter no mínimo 5 (cinco) ações distintas.

Início do Plano de Ação e Monitoramento do Plano de Ação – o empresário, acompanhado pelo ALI e supervisionado pelo sênior, acompanha a empresa na implantação das ações.

inovação-para-micro-pequenas-e-emedias-empresas

Quais são os benefícios?

O programa oferece:

Acompanhamento “In Loco” – o ALI vai até o seu negócio e irá monitorar de forma customizada a implantação das ações inovadoras que você decidir utilizar.

Acompanhamento Continuado – o acompanhamento do ALI é, em sua essência, continuado, pois envolvem repetidas visitas às empresas.

Acompanhamento Customizado – as soluções são apresentadas de acordo com a necessidade da sua empresa.

Acompanhamento Especializado – as ações propostas pelo ALI são validadas pelo Consultor Sênior, especialista do SEBRAE no segmento empresarial, o que possibilita uma orientação mais fiel e coerente.

Acompanhamento Gratuito – destaca-se a não-cobrança de nenhuma taxa para o acompanhamento do ALI. Compreende-se, naturalmente, que as ações sugeridas pelo ALI podem incorrer em custos para o empresário, principalmente por envolverem a aquisição de novos equipamentos, serviços ou tecnologias.

Fonte: Sebrae


O GuiaMais oferece soluções digitais para micro, pequenas e médias empresas, conectando-as a seus clientes. Entre essas soluções estão o GuiaMais.com, maior site de busca por serviços e estabelecimentos do Brasil; desenvolvimento de sites e lojas virtuais, que integram conteúdo de qualidade e funcionalidades exclusivas; consultoria em SEO; páginas de cupons de desconto; GuiaMais Vantagens, para fidelização de clientes; e também o gerenciamento de campanhas de links patrocinados e redes de display. Além do PME, com conteúdo de interesse do micro empreendedor, atuamos com outro canal de conteúdo, o Dicas GuiaMais, com informações diversas destinadas ao público em geral, com o GuiaMais Turismo, um guia de viagem completo, disponível na web e em aplicativo para smartphones e ainda com o Viva Cupom, que disponibiliza os melhores descontos dos grandes varejistas online.

 

Seja o primeiro a comentar
Compartilhe:

SOLICITE UMA CONSULTORIA GRATUITA

Marketing Digital para Pequenas e Médias empresas

Deixe um comentário

Assine nossa Newsletter

Receba por e-mail nossas novidades e publicações.