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Gestão e Finanças

Decisão de compra: 3 fatores que influenciam os consumidores

Conheça os tipos de comportamento de compra e como eles influenciam na tomada de decisão do consumidor para que ele opte por você.


O que faz o cliente decidir comprar de você e não da concorrência? A NeoAssist, em parceria com a Mind Pesquisas, desenvolveu em 2019 um estudo sobre como as empresas estão enfrentando a experiência do consumidor com cerca de 150 executivos de atendimento de empresas de todo o Brasil.

Em relação à importância do atendimento para a escolha de uma marca, 86% dos executivos entrevistados consideram “muito importante” e apenas 0,7% disseram que é “indiferente”. O estudo mostra que 85,9% dos respondentes “concordam totalmente” que o relacionamento com o consumidor feito na hora em que ele precisa é o que o mantém fiel a uma marca. 

Além disso, 77,1% dos participantes “concordam totalmente” que o atendimento mal feito é o motivo principal para a troca de marcas. A pesquisa também aponta para os melhores métodos de contato entre marca e consumidor e o resultado é que 65% afirma que empresas devem se comunicar por aplicativos de mensagem instantânea, enquanto 59% dos executivos entrevistados acreditam que o cliente prefere falar por telefone.

Para deixar você mais antenado em relação a isso e te ajudar a ter um bom relacionamento com os clientes, detalhamos os três fatores que contribuem para a decisão de compra na hora de escolher onde ele vai adquirir o item. Confira!

1. Preço

O preço é determinante para decisão de compra de 82,2% dos brasileiros, de acordo com uma pesquisa da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Ipsos. Portanto, trabalhe muito bem o preço. Assim você atrai e fideliza o consumidor.

2. Qualidade

As pessoas têm costume de associar preço à qualidade. Por isso, não coloque preços baixos e oferte produtos de baixa qualidade. Isso afeta a experiência de consumo do cliente e, em vez de conquistá-lo, vai perdê-lo!

3- Atendimento

Cliente espera ser bem atendido não só no momento da compra, mas também no pós-venda. Por isso, você pode oferecer atendimento por diversos canais: telefone, e-mail, redes sociais, SMS e até chat dentro do site. Para que isso dê certo, você precisa definir quais são os melhores canais de comunicação para atuar. Depois é só capacitar seus colaboradores para tais funções.

Acha que esquecemos de pontuar algum fator? Deixe aqui seu comentário!


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