Tendências para os negócios em 2021
Compartilhe:
Gestão e Finanças

Tendências para os negócios em 2021

Apesar de difícil, 2020 trouxe muitos aprendizados para os pequenos e médios empresários. A pandemia mudou muito o padrão de consumo do mundo, o que impactou diretamente as estratégias de gestão das empresas.  Para aproveitar melhor as oportunidades de crescimento e melhorar as estratégias da sua empresa em 2021, confira nosso post! Presença digital  2020 […]


Apesar de difícil, 2020 trouxe muitos aprendizados para os pequenos e médios empresários. A pandemia mudou muito o padrão de consumo do mundo, o que impactou diretamente as estratégias de gestão das empresas. 

Para aproveitar melhor as oportunidades de crescimento e melhorar as estratégias da sua empresa em 2021, confira nosso post!

Presença digital 

2020 foi um ano decisivo para trazer as empresas para a internet. Marcar a presença nas redes sociais aproxima o consumidor da sua marca, mesmo digitalmente, fazendo com que ela seja lembrada na hora da decisão de compra. 

Veja: Redes sociais e as 6 dicas essenciais para um bom atendimento ao cliente

Atendimento online personalizado

Sem dúvidas, as medidas adotadas para conter o avanço da pandemia resultaram no aumento significativo do comércio online, que cresceu cerca de 47% durante o primeiro semestre de 2020. 

Com o público cada vez mais exigente, o atendimento online personalizado deixou de ser um diferencial para se tornar essencial. Contato direto via WhatsApp e redes sociais podem ser a chave para fidelizar os clientes. 

Home office

No início da pandemia, muitas empresas se viram obrigadas a adotarem o home-office. Com o tempo, algumas vantagens como a redução de custos com contas de luz, de água e aluguel de escritório e até o aumento de produtividade dos funcionários fizeram com que esse estilo de trabalho se tornasse uma  grande tendência para 2021. 

Junto ao home-office, muitas ferramentas online para facilitar o dia-a-dia das empresas ganharam força. Zoom, Google Meets, Trello, Slack e muitas outras ferramentas de produtividade e comunicação podem ajudar muito no seu negócio.

Formas de pagamento

Não é novidade que o pagamento em espécie está em desuso e a pandemia evidenciou a necessidade de métodos de pagamento digital, sem contato. Oferecer aos clientes métodos modernos de pagamento como aplicativos, QR codes e pagamento por aproximação podem definir a compra.

Veja: WhatsApp Pay: Conheça a função de pagamentos pelo app

O que você achou destas tendências de negócios para 2021? Fique de olho no mercado e incorpore as que mais se adequam a realidade e perfil da sua empresa!

Seja o primeiro a comentar
Compartilhe:

SOLICITE UMA CONSULTORIA GRATUITA

Marketing Digital para Pequenas e Médias empresas

Deixe um comentário

Assine nossa Newsletter

Receba por e-mail nossas novidades e publicações.