Aperte ESC para fechar

Lições de empreendedorismo de David Bowie

Lições de empreendedorismo estão por toda parte, basta sair um pouco do nosso quadrado e prestar atenção ao redor. Aliás, todo empreendedor de sucesso é um ótimo observador. Ele enxerga grandes coisas nos mínimos detalhes. E essa atitude faz diferença no mercado.

Hoje o post do blog vai trazer as lições de empreendedorismo que podemos aprender com David Bowie. Por isso, veja abaixo a matéria que saiu na Exame.com. Vale a pena a leitura!

A morte de David Bowie entristeceu uma legião de fãs. O cantor influenciou gerações de artistas e ficará gravado na história da música pop por décadas.

Mas não é apenas o universo da música que tem a aprender com o legado de Bowie. O cantor não se limitou em inovar em seus discos, ele também inovou nos negócios e tem muito a ensinar.

“Sua habilidade de inovar, correr riscos, entender o consumidor, prever os rumos da cultura popular e como a tecnologia poderia influenciá-la – essas habilidades fizeram dele não só um grande músico, mas também um grande empresário”, escreveu o consultor Grant Feller para a revista Forbes.

Segundo Leonid Bershidsky e Mark Gilbert, colunistas da Bloomberg, o produto do empresário David Bowie era ele mesmo. Inclusive a decisão de entrar para o mundo do rock teve um toque empreendedor.

Em entrevista à BBC, o artista explicou seu objetivo. “Eu não queria ser uma moda, queria ser um instigador de novas ideias. Então decidi usar o meio mais fácil para começar – que era o rock and roll – e adicionar peças a ele ao longo dos anos, para no fim eu conseguir ser o meu próprio meio”.

Assim, fica mais fácil entender a ideia por trás de tantos personagens criados pelo artista para si mesmo; como, por exemplo, Ziggy Stardust, que talvez tenha sido o mais famoso deles.

Internet

E não parou por aí. No ano de 1998, quando a conexão da internet ainda era discada e não havia nem sombra de Facebook, Bowie criou o seu próprio provedor, o Bowie.net.

O objetivo era “criar um ambiente em que todos os fãs da música pudessem acessar um vasto arquivo de música e informação, além de expressar pontos de vista e trocar ideias”, nas palavras do próprio Bowie. Para os colunistas da Bloomberg, o artista na verdade oferecia um protótipo do que hoje são as redes sociais, “cinco anos antes de existir o MySpace”. Pois é, inovador e visionário, não?

Além disso, Bowie também lançou sua própria estação de rádio e, em 1999, até mesmo seu próprio banco.

Outra ideia inovadora do artista veio em 1997. O artista precisava comprar de volta os direitos de suas músicas, que haviam sido tomados por um ex-empresário.

Mais uma vez, ele lançou mão de sua criatividade empreendedora para resolver o problema e criou a Bowie Bonds, empresa que administrava sua obra e era aberta a investimentos externos. Assim, era possível investir nos ganhos futuros gerados pela obra do artista a um retorno de 7,9%.

Com tantas iniciativas, e sem medo de errar, não é à toa que durante seus 69 anos de vida David Bowie esteve sempre um pouco à frente da maioria. Por isso, há muito que aprender com ele.

Fonte: Sebrae

Saiba mais sobre a importância de Bowie no mundo da música:

E aí, gostou? Então deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@GuiaMais no Instagram
Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.