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Gestão e Finanças

5 erros de gestão mais comuns que destroem qualquer negócio

Sua empresa sofre com erros de gestão? Aprenda a identificar as 5 principais falhas cometidas e saiba como superá-las. Confira!


Tem percebido erros de gestão sua empresa? Bom, isso pode significar a má administração do seu negócio. Mas você não está sozinho(a) nessa.

Esse problema assombra pequenas e médias empresas, até mesmo as que estão há muito tempo no mercado. Como consequência, boa parte não sobrevive ou perde oportunidades incríveis de crescimento.

Para você não fazer parte dessa triste estatística, confira os 5 erros mais comuns em gestão de negócios que você deve estar cometendo, mas que podem ser sanados. Confira!

5 principais erros de gestão

1 – Ignorar o planejamento

Não fazer um planejamento estratégico é o primeiro erro de muitos que podem vir a acontecer. Essa etapa na gestão irá impactar em todas as áreas do negócio.

O planejamento estratégico deve ser feito para definir metas, entender se a empresa está indo bem ou não, identificar falhas ou necessidades e muito mais

O planejamento deve ser revisto periodicamente (pelo menos uma vez por ano) para que ajustes sejam feitos. Além disso, é interessante compartilhá-lo com todos da equipe, assim seu time também ficará alinhado com os objetivos da empresa.

2 –  Não estudar o mercado

Esse erro grave pode te deixar para trás no seu segmento. Na hora de acompanhar seu setor, foque nesses três pontos importantes: cliente, concorrência e fornecedores/parceiros.

Isso vai ajudar você a tomar decisões com mais conhecimento, traçar estratégias eficazes de comunicação, definir novos produtos, avaliar preços dos seus produtos/serviços e outros.

3 – Não reservar capital de giro

O capital de giro é o valor reservado para pagamento de despesas fixas, como aluguel, despesas, salários e outros.

O empreendedor costuma errar nesse quesito, por exemplo, quando pensa que está vendendo muito, mas, na verdade, os pagamentos a receber são a prazo.

Por isso, fique atento(a) e sempre esteja preparado(a) para não ter surpresas ruins desnecessárias.

4 – Mão de obra desqualificada e não investir em capacitação

O sucesso de uma empresa está ligado a um quadro de funcionários bem formado. Portanto, na hora da contratação, tente escolher pessoas que gostem de trabalhar em equipe e tenham o perfil da sua empresa.

Outra dica importante é, após a contratação, investir em treinamentos e em uma condição boa de trabalho.  Afinal, cada membro do seu time deve ser valorizado para sua empresa ter o melhor resultado.

5 – Passar uma imagem ruim do negócio

No hora de divulgar a empresa, tente passar a imagem correta, sem aquelas falsas promessas ou não deixando claro todo seu potencial.

Outro fator importante é a identidade visual. Em poucos segundos, seus clientes, fornecedores e parceiros constroem uma imagem do seu negócio.

Ter logotipo com design atraente, materiais de divulgação personalizados, redes sociais com imagens de qualidade, por exemplo, contam muito para a credibilidade dos seus produtos/serviços. 

Essas dicas foram importantes para você? Comente este post e deixe suas dúvidas nos comentários!

Leia também: 7 aplicativos para gestão e controle financeiro da sua empresa

Renato Fontes

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