Compartilhe:
Gestão e Finanças

Como melhorar a gestão de funcionários da sua empresa

5 dicas para ter uma ótima gestão de pessoas


Com tantas coisas para se preocupar no dia a dia (vendas, finanças, entregas, clientes etc), muitas vezes, os empreendedores deixam de lado o que é a base para tudo funcionar corretamente e a empresa crescer: uma boa gestão de funcionários.

Uma equipe integrada, motivada e eficiente é a base para um negócio de sucesso. Mas gerir pessoas não é tarefa fácil, não é mesmo? Ainda mais se o negócio está no começo, e você ainda está aprendendo, ou se está em tempos de crise. No entanto, com um bom planejamento desde o momento da estruturação, é possível ter o máximo de eficiência que sua empresa precisa.

Confira as dicas para melhorar a gestão de pessoas do seu negócio:

1- Estruturação da equipe de funcionários

Não importa qual seu segmento, todo negócio precisa de um time de colaboradores que vai fazer sua empresa funcionar e crescer.

Sua equipe pode ser dividida em 4 perfis de funcionários. Veja:

perfis-funcionarios-guiamais

Tente equilibrar esses perfis na sua equipe e não perder as pessoas certas em momentos inoportunos. Por isso, seja justo com todos e, se você tiver uma área que é vital na sua empresa, invista e dedique seu tempo em contratação.

Dicas para contratar um time de funcionários vencedor

2 – Nem sempre você será o líder

Um líder precisa sustentar energia dos funcionários, dar e receber feedbacks, estar sempre disponível e ter a técnica necessária para motivar as pessoas. Você possui essas características? Se não, sem problemas. Nem sempre o empreendedor vai ser o líder. Encontre alguém que assuma as atividades citadas e que ainda seja crítica e te questione, isso ajuda a complementar ideias e ter um contraponto no momento de decisões importantes. 

3 – Estimule a participação

Com a contribuição de todos, é muito fácil surgirem ideias inovadoras e solucionar problemas mais facilmente. Faça a participação se tornar parte da cultura da sua empresa. Para estimulá-la, premie quem deu as melhores ideias com um almoço especial ou com um vale presente, por exemplo.

4 – Dê feedbacks

Você – ou alguém da sua equipe – deve ser responsável em dar feedbacks. Reúna-se com certa frequência com cada um dos funcionários para elogiar os acertos e mostrar os pontos a serem melhorados.

5 – Comemore conquistas

Precisa motivar a equipe? Comemore as conquistas e mostre que o trabalho desenvolvido está dando resultado. Para celebrar, você pode apostar em um café da manhã ou mesmo em um elogio formal por e-mail copiando todos os funcionários.

Fontes: Endeavor e Portal Educação.

Leia também: Como fugir das taxas altas das maquininhas de cartões

Seja o primeiro a comentar
Compartilhe:

SOLICITE UMA CONSULTORIA GRATUITA

Marketing Digital para Pequenas e Médias empresas

Deixe um comentário

Assine nossa Newsletter

Receba por e-mail nossas novidades e publicações.