homem, mulher, post it, negócios, empresa
Compartilhe:
Gestão e Finanças

5 dicas para fazer um bom planejamento estratégico

O passo a passo para você criar um plano de ação de sucesso


Você costuma definir estratégias antes de tomar uma decisão? No mundo dos negócios, o planejamento estratégico é o ponto de partida para qualquer ação a ser tomada.

Não é à toa que, quando se fala de gestão e marketing, a palavra “planejamento” sempre é citada. Afinal, as decisões de uma empresa não podem ser pontuais, devem estar integradas em um plano de negócio.

Com uma estratégia bem definida, cria-se um conjunto de ações para enfrentar com sucesso a competitividade do mercado e obter o maior retorno possível sobre o investimento – a meta de todo empreendedor.

Atos desconexos podem acarretar o fracasso (mesmo no caso de um negócio que teria tudo para dar certo). São os erros de gestão que, infelizmente, fazem diversas empresas fecharem todos os dias, no Brasil e no mundo.

Planejamento estratégico: como fazer?

Enfim, a importância de um planejamento estratégico está bem claro. E você, empreendedor consciente, não vai cometer o erro de ignorá-lo. Mas por onde começar? Como saber se foi feito corretamente?

Para responder essas perguntas, deve-se analisar caso a caso. Porém, existem algumas etapas básicas nas quais todas as pequenas e médias empresas podem seguir. Confira!

01 – O primeiro passo é definir a missão e os objetivos do negócio, pois a partir daí define-se quais são as metas a serem atingidas.

02 – Também é crucial identificar as oportunidades e ameaças que cercam o negócio. Para isso, faça um diagnóstico de todos os fatores externos que podem impactar sua empresa: como mercado, público, tecnologias, clima e outros.

03 – Estudar a concorrência também faz parte do planejamento estratégico. Identifique seus pontos positivos e negativos e, em seguida, os compare com da sua concorrência.

04 – Enfim, depois das ações citadas, cria-se um plano de ação. Construa estratégicas para se defender das ameaças e potencialize seus pontos positivos.

05 – Mas não acaba por aí. Depois de tornar realidade seu planejamento, deve-se monitorar os resultados. Afinal, talvez seja necessário alterar os planos no meio do caminho. Você só vai saber se analisar os resultados das suas ações.

Coletando todas essas informações, você vai conseguir criar um planejamento competitivo e de sucesso!

Leia também: 5 erros de gestão comuns que podem destruir seu negócio

 

Seja o primeiro a comentar
Compartilhe:

SOLICITE UMA CONSULTORIA GRATUITA

Marketing Digital para Pequenas e Médias empresas

Deixe um comentário

Assine nossa Newsletter

Receba por e-mail nossas novidades e publicações.